Não tem um plano de internet no seu celular? Saiba que o uso de internet 3G ou 4G podem consumir e muito de seus créditos. Já ouvimos diversas histórias de pessoas sendo lesadas por não saberem desativar os dados móveis do smartphone. Sem um plano, o MB transferido é sem sombra de dúvidas o mais caro no mundo.

Veja também: como usar o celular como modem

Para você ter ideia, somente 1 vídeo no Youtube pode chegar a 1GB, 1000 MB. Se você fosse pagar R$ 0,50 pelo MB transferido, teria uma conta de R$ 200,00 só por este vídeo. Até mesmo usar redes sociais durante o mês daria um valor bem salgado. Ainda, imagina se você tem a conta no modo pré-pago, seria um estouro nos créditos. Veja a nossa cobertura sobre o limite de banda larga no Brasil.

Os dados móveis podem ser desabilitados pelo próprio smartphone, ou ainda pela operadora, este segundo passo é o mais trabalhoso, porém o que garante 100% que não haverá cobranças extras. O Android melhorou bastante este controle, tinha vezes que mesmo desligado, alguns aplicativos ainda consumiam os dados, agora está bem confiável.

Sem mais delongas, vamos aprender como desativar os dados móveis.

Como desativar os dados móveis - Forma 1

Arraste o dedo da parte superior para a parte inferior, como se fosse mostrar as notificações. Até que apareça os itens de configurações, provavelmente terá que arrastar duas vezes. Feito isto, deixe o dedo apertado sobre a sua rede de dados. No caso da imagem abaixo, a Vivo 4G. Então vai abrir uma tela, onde no canto superior direito terá o botão para desativar os dados móveis.

Como desativar os dados móveis - Forma 2

Abra os aplicativos do celular, com o botão central da DOCK de acesso rápido. Vá até o item Configurações, encontre então o botão Uso de dados. Os nomes destes botões podem variar de fabricante para fabricante. Usamos aqui o Android nativo para facilitar, mas o processo se não é o mesmo, é muito parecido.

Agora encontre o SIM (chip) que está utilizando, e aperte nele. Eu removi do SIM 1, se você usa dois chips, precisa fazer o processo em ambos para garantir. Depois de encontrado e aberto, procure o botão Dados móveis, aperte ele. Vai abrir uma janela de configuração, passo 3 da imagem abaixo. Basta confirmar que seus dados móveis serão desativados.

Feito isto, ao sair de uma rede Wi-Fi, não terá mais acesso a WhatsApp, redes sociais e aplicativos que exigem dados móveis. Porém, não haverá cobrança extra. É a forma de fazer que você terá controle. Se ligar para a operadora para bloquear, somente ligando de volta para reativar. Isto pode ser um problema caso esteja com necessidade em alguma emergência, por este motivo, acreditamos que a melhor forma é desabilitando pelo Android.

Veja também: como desativar as notificações do Android?

Como ativar os dados móveis no celular?

Agora que você sabe como desativar, para ativar novamente é só seguir os mesmos passos acima, como os botões já estarão desativados, quando apertar neles, vão solicitar se você quer ativar, basta confirmar e pronto, ativo estará.

Qualquer dúvida, comente abaixo. Se gostou deste tutorial, compartilhe com seus amigos para informa-los também.