A Microsoft deixou de oferecer neste mês suporte do Skype em 85% dos aparelhos Windows Phone 8 e 8.1, conforme prometido em julho deste ano. Assim sendo, quem possui um destes modelos de smartphone, não será capaz de baixar o aplicativo da Windows Store.


O aplicativo de conversas instantâneas deixará de funcionar para Windows Phone no início de 2017. Desenvolvedores abandoram o sistema precocemente.

O aplicativo de mensagens instantâneas e conversas por vídeo irá deixar de funcionar por completo no início de 2017. O Skype está mudando de uma base peer-to-peer para uma infraestrutura na nuvem. Com isso, é possível sincronizar melhor as mensagens entre dispositivos e ainda acrescentar recursos como acesso offline, tradutores, bots, entre outros.


Conforme prometido, Skype não estará mais disponível a partir de agora para Windows Phone 8 e 8.1.

Através da migração do Skype para a nuvem, a empresa tem removido o suporte para o aplicativo não só em aparelhos equipados com o Windows Phone, mas também em plataformas rivais. Alguns usuários do Android, por exemplo, também encontrarão problemas. Os dispositivos que usam o Android 4.0.2 ou ainda versões anteriores também não poderão mais instalar o aplicativo.

O abandono do Windows Phone por desenvolvedores independentes deveria ter surtido outro efeito na Microsoft, como a adoção de um sistema que pudesse oferecer algum tipo de apoio, antes de abandonar de vez a plataforma. Coisa que não aconteceu.