A Netflix possui um extenso catálogo de séries, filmes e documentários e, por mais que seja possível ir em busca de títulos por meio das categorias disponibilizadas pelo serviço de streaming (que levam em conta os gêneros que o usuário assiste), muitas produções ficam perdidas na biblioteca, pois há diversas categorias secretas que não aparecem no menu de navegação do assinante.

Mas, dois brasileiros criaram uma forma de resolver esta limitação. Eles desenvolveram uma extensão para o Chrome, chamada de browse-by-netflixers, que permite encontrar todas as categorias secretas da Netflix. Desta forma, ao instalar o software e acessar a plataforma, novas opções mais detalhadas de categorias aparecerão ao usuário. Anteriormente, estas categorias já podiam ser acessadas, contudo, apenas através de códigos bem específicos. Com a extensão é possível que o usuário encontre, por exemplo, filmes nas categorias "de ação asiáticos", ou "clássicos românticos" ou ainda "filmes de terror cult".  

Para utilizar a extensão é bem simples. Após instalá-la da loja de extensões do Google, é só acessar a Netflix pelo Chrome. Um ícone de coração com a letra "N" no centro aparecerá na parte superior da tela, ao lado do menu "Navegar". Passe o mouse sobre ele e uma aba com todas as categorias secretas aparecerá. Com um clique duplo no ícone é possível correr a lista. Aí é só ir em busca daquele título perfeito para a ocasião e aproveitar.

A extensão, criada pelo paulista Carlos Henrique Praieiros, com a ajuda de seu amigo, Nicolas Felix, está disponível em Português e Inglês. Ela levou cerca de uma semana para ficar pronta. Isto porque foi sendo desenvolvida aos poucos. "Fiz uma hora em um dia, duas horas em outro. Se tivesse focado, teria sido uns dois ou três dias", disse Praieiros ao Olhar Digital. O desenvolvedor ainda conta como criou a extensão. "Repliquei a página da Netflix no meu ambiente de desenvolvimento, porque só assim conseguia replicar o estilo da Netflix e também reproduzir os eventuais bugs causados por ter o componente na página deles", explica.

Veja também:

Além disto, a extensão foi desenvolvida através do ReactjS e em código aberto, para que qualquer usuário possa contribuir com o projeto. E Praieiros já está focado em outra ideia, que deve ficar pronta em algumas semanas. Esta próxima extensão, irá permitir que o usuário comente e veja comentários de seus amigos do Facebook em determinadas partes de filmes e séries, utilizando apenas o login da rede social.

Por enquanto a extensão só funciona em computadores e com o navegador Chrome. No smartphone, não é possível utilizar a extensão pois o serviço da Netflix opera em um aplicativo.