É bastante provável que muitos de nossos leitores sequer tenham ouvido falar sobre a Zowie, afinal, a até pouco tempo atrás, a marca sequer tinha produtos presentes no mercado brasileiro, portanto, era ofuscada pela "relevância" de marcas como Razer, Corsair, Logitech, SteelSeries, Cooler Master e outras, no entanto, a Zowie é muito conhecida fora do país e com este review você vai poder ter a certeza de que esta fama não é à toa. Vale também citar que a Zowie pertence à BenQ, marca muito conhecida pela fabricação de monitores de alto desempenho.

Como a própria Zowie já declarou, o seu objetivo não é ser a maior fabricante de equipamentos gamers de todo o mundo, eles apenas querem ser os melhores, se houver a possibilidade de melhorar a performance de um bom jogador em 1%, eles vão encontrar uma maneira de fazê-lo, portanto, saiba que, diferentemente da maioria das marcas, ela quer ser considerada a melhor, e não apenas faturar com seus produtos.

Um dos pontos mais positivos da Zowie é o seu objetivo de oferecer pelo menos um produto para qualquer qualquer jogador, tenha ele pega palm, finger ou claw, mãos grandes ou pequenas, sendo canhoto ou destro, portanto, cada linha de seus produtos varia apenas no tamanho, oferecendo os mesmos componentes e desempenho em qualquer variante. As principais linhas da marca são a série ZA, que tem os variantes ZA11, ZA12 e ZA13 (do maior para o menor); a linha FK, que tem os variantes FK1+, FK1 e FK2 (do maior para o menor); e por último, mas não menos importante, a linha EC-A, com o EC1-A e o EC2-A, que é um pouco menor que o primeiro.

Como já dito, os variantes de cada mouse costumam mudar apenas o tamanho do mouse, portanto, você provavelmente não verá um review do EC1-A aqui no Oficina da Net, o que nos leva a deixar a sugestão de que você leve as mesmas avaliações para ambos, buscando apenas verificar qual dos dois tem o seu tamanho ideal.

[CATEGORIA]212[/CATEGORIA]

Sou suspeito para falar sobre design, afinal, recursos de personalização que muitas vezes costumam chamar a atenção da maioria dos usuários, não costumam me agradar muito, principalmente os que são cheios de curvas, cortes, botões extras que pode ser pressionado por acidente e etc. Como você pode perceber, a simplicidade da Zowie é gritante em seus produtos, oferecendo em todos o mesmo número de botões, que incluem dois extras para macros, nada mais que o suficiente para quem gosta de utilizá-los (assim como eu).

Assim que peguei o EC2-A na mão pela primeira vez, devo admitir que na hora senti que é praticamente um dever adicioná-lo à minha coleção, afinal, tenho pegada claw e minha mão tem o tamanho exato para a mouse, me dando até mesmo a impressão de que ele havia feito sob medida para mim; suas curvas são bastante favoráveis a claw e palm grip, assim como a própria Zowie deixa claro em seu site, no entanto, jogadores com pegada finger não terão problemas de desconforto com ele.

Outra informação bastante relevante para jogadores com pegada palm, é que o EC2-A talvez não seja tão confortável quanto o EC1-A, pois o mouse que testamos acabou não sendo muito confortável para um de nossos colegas da redação que tem mãos praticamente do mesmo tamanho que as minhas, ou seja, o EC2-A é melhor para palm de mãos pequenas e o EC1-A é mais viável para as maiores.

As curvas dos EC-A mostram um certo favorecimento a jogadores destros, no entanto, ser canhoto certamente não é um empecilho na utilização dos mouse, no entanto, certamente a sua experiência não será tão confortável quanto com um FK ou ZA, que são ambidestros.

Os pads do EC2-A são 2, ambos de material simples e liso, caso você precise trocá-los, um par de pads extras acompanham a caixa. Ainda na parte de baixo temos uma sacada genial da marca: colocar o botão de troca de DPI escondido e ao lado da cavidade do sensor, dessa maneira, ele não é mais um dos botões que podem ser acionados por acidente como mouses gamers comuns. Ah, e tem mais uma informação muito relevante para muitos usuários: O mouse vem com figurinha.

Outro aspecto que me chamou muito a atenção no EC é o material do seu cabo, que ao contrário da maioria dos mouses que utilizam uma borracha firme e pouco maleável, a dele é um tipo muito mais flexível, o que garante que as dobras da caixa não fiquem tão aparentes e não sejam tão incomodativas, o que, em minha humilde opinião, é uma característica muito positiva, pois odeio esses cabos mal feitos e firmes, como o do Corsair Katar.

Clique aqui e confira o review do Corsair Katar.

[CATEGORIA]213[/CATEGORIA]

Atenção: Estas especificações são fornecidas pelo fabricante.

 

  • Dimensões: 120mm de comprimento x 64mm de largura x 40mm de altura
  • Peso de aproximadamente 93g
  • Sensor Avago ADNS-3310
  • DPI ajustável por níveis: 400 (vermelho) / 800 (rosa) / 1600 (azul) / 3200 (verde)
  • 5 botões programáveis
  • Cabo de borracha de 2m
  • De 1.5 a 1.8mm de distância de rastreio de uma superfície
  • Polling rate de 125 / 500 / 1000 Hz

A BenQ não disponibiliza um software de controle para os mouses da Zowie.

Para alternar os níveis de Polling rate, é preciso desconectar o mouse do computador e conectá-lo novamente segurando um dos botões (ou a combinação de botões) especificado na imagem abaixo.

[CATEGORIA]214[/CATEGORIA]

Como costumamos dizer, essa é a parte mais importante de todos os reviews de mouses que você verá aqui no Oficina da Net, portanto, preste muita atenção em nossos comentários. Caso você não saiba o que certos termos técnicos significam, recomendo que você veja os testes do nosso review do Mamba Wiereless, lá explicamos nos mínimos detalhes o que cada um deles significa.

MS paint

Com o Microsoft Paint fazemos dois testes muito importantes, os de jitter e prediction que são, respectivamente, avaliações que verificam se o sensor do mouse sofre com alguma distorção (o que deixa as suas linhas "tremidas") e também se ele tem algum tipo de sistema que tenta simular linhas perfeitas, o que você certamente não quer em um jogo de precisão, pois os movimentos humanos não são perfeitos.

Como esperado de um Avago 3310, o sensor do EC2-A é de extrema naturalidade e precisão, sem apresentar uma única distorção ou prediction, essa é mais uma das provas que mostram a perfeição dos produtos da Zowie.

Enotus Mouse Test

No Enotus realizamos mais dois testes, a frequência com que o mouse se comunica com o computador, o que nos dirá também o tempo que ele leva para mandar uma resposta à máquina, e também a velocidade máxima que o sensor é capaz de captar. Bons resultados devem estar acima de 500Hz (2 milissegundos de atraso) e no mínimo a 2m/s de velocidade máxima de rastreio.

O Avago 3310 novamente mostra a sua maestria e apresenta o melhor resultado que já vimos aqui no Oficina da Net, ele atinge a marca de 980hz (1.02ms) e 5.62 m/s de velocidade média de rastreio, números absurdos e até mesmo quase impossíveis de serem alcançados por um humano, o que faz "sobrar" desempenho no mouse.

Mouse tester

O Mouse Tester nos mostra resultados um pouco mais técnicos e muito importantes, a consistência do sensor e o teste de aceleração para sabermos se o mouse possui algum tipo de alteração em seu rastreio em relação à velocidade que o movemos.

Consistência

No teste de consistência vamos verificar se o sensor do EC2-A possui algum tipo de alteração em seu rastreio, portanto, as linhas são o trajeto percorrido pelo mouse em relação ao tempo e os pontos são os registros do mouse sobre sua posição, quanto mais próximas da linha, mais preciso é o sensor.

Como você pode ver, o EC2-A tem resultados excelentes em absolutamente todas as DPIs, e é exatamente isso que o faz um mouse tão incrível: saber oferecer o máximo em excelência mesmo nas resoluções mais altas.

Aceleração

A aceleração é um problema mais comum em mouses de baixa qualidade, no entanto, é extremamente importante verificar se ele possui algum tipo de aceleração, pois isso pode atrapalhar seu desempenho em jogos que exigem precisão, como Counter Skire, por exemplo.

Novamente vemos a excelência dos mouses da zowie com mais este teste, o EC2-A é livre de qualquer aceleração, portanto, você pode ter a certeza de que não haverá nenhum tipo de alteração na trajetória do seu rastreio. 

[CATEGORIA]215[/CATEGORIA]

Bom, como diríamos no Orkut, o que falar deste mouse que conheci a pouco tempo, mas que já considero muito? A qualidade incrível do EC2-A e a sua ergonomia que muito me agradou refletiram diretamente no meu desempenho jogando, mesmo testando ele a tão pouco tempo, portanto, cabe a mim confirmar que este é um dos melhores mouses do mundo.

Um dado muito interessante, e que também prova a superioridade dos produtos da Zowie sobre a maioria de seus concorrentes, é a porção de jogadores profissionais de Counter Strike: Global Offensive que utiliza seus produtos. De acordo com um levantamento feito em janeiro de 2016 pelo site CS:GO Guru, 38% dos jogadores pertencentes a alguma organização profissional utilizam mouses da Zowie.

Os switches do mouse são excelentes, eles têm um nível de ativação bastante confortável e são bem leves, no entanto, os switches dos botões extras não passam a mesma confiança, eles parecem ser leves demais e um tanto quanto frágeis, portanto, acredito que seja necessário ter um certo cuidado ao ativá-los. O scroll do mouse é igualmente excelente, é um dos mais leves e confiáveis que já vi, o seu clique é bastante seguro e equilibrado, assim como a sua rolagem, que é bem confortável.

Como já dito, o EC2-A favorece pegadas palm e claw, assim como também é mais voltado a usuários destros, portanto, se ele não suporta suas necessidades, não deixe de verificar os produtos da linha ZA e FK, certamente você encontrará um mouse feito para atender usuários com as suas exigências, e com um desempenho tão bom quanto os EC-A’s. Uma das maiores qualidades dos produtos da marca é exatamente esta ergonomia incrível de seus produtos, não interessa como ou com qual mão você pega o mouse, existe um Zowie perfeito para você.

Como não temos (e nem precisamos) de um software para controlar os mouses da Zowie, não há muito a falar sobre recursos extras, afinal, o único "extra" que eles têm são seus dois botões para macros, os quais você só poderá configurar nos próprios jogos que utilizá-los.

[CATEGORIA]216[/CATEGORIA]

Se depois de ver todos os resultados excelentes do EC2-A você ainda tem alguma dúvida se ele vale a pena, elimine todas elas, este é sim um dos melhores mouses não apenas do Brasil, mas do mundo todo, e não é à toa que a maioria dos jogadores profissionais e os melhores jogadores do mundo, da equipe da SK Gaming, utilizam os produtos da Zowie.

O único e principal problema do mouse e outros produtos da marca não está ligado diretamente a eles, mas sim ao seu preço em nosso país. O EC2-A é vendido por, em média, US$80 fora do Brasil, no entanto, as poucas lojas onde já podemos encontrar produtos da Zowie estão vendendo seus mouses por R$450, o que é um completo absurdo.

Os produtos da Zowie são, de fato, alguns dos melhores do mundo, no entanto, a tecnologia e materiais utilizados em sua fabricação jamais custariam quase quinhentos reais, portanto, é preferível que você aguarde a chegada da marca a mais lojas, o que certamente ajudará a baixar o preço destes produtos.

[OBJ_REL]69[/OBJ_REL]