Usuários do Messenger já começaram a receber a atualização do Messenger que permite o uso do recurso de conversas secretas. Com tal opção, as conversas recebem criptografia de ponta a ponta, no mesmo estilo ao já adotado pelo WhatsApp. No entanto, no WhatsApp o recurso não precisa ser ativado, já vem por padrão.


Facebook começa a liberar o recurso de criptografia para as conversas através do Messenger. WhatsApp, que também pertence a rede social, conta por padrão criptografia de ponta a ponta.

O objetivo da criptografia é impedir que as mensagens sejam interceptadas e lidas por terceiros. A criptografia dificulta que criminosos tenham acesso ao conteúdo. Para a polícia, o recurso também é um grande desafio. As chaves necessárias para decodificar a conversa ficam somente no celular, sendo que as autoridades não podem solicitar as mensagens que são armazenadas no Facebook.

Alex Santos, diretor de segurança do Facebook, publicou no Twitter algumas considerações sobre o recurso. Inicialmente, a novidade não vem por padrão justamente pela incompatibilidade de entre dispositivos. Quando a conversa for iniciada no smartphone, ela ficará ilegível no computador, por exemplo.

Além disso, a tecnologia conta com outras limitações, como a incompatibilidade de conversas de voz e vídeo. O recurso de busca não consegue encontrar mensagens que foram trocadas através do uso do recurso.

Os usuários que quiserem iniciar uma conversa secreta precisam abrir as opções do contato no aplicativo e procurar pela opção. Vale notar que nem todos os usuários receberam a atualização. O Facebook não liberou o cronograma da disponibilidade do recurso.