Nesta sexta-feira (8), o Facebook começou a liberar o serviço de criptografia ponta-a-ponta para o Messenger. Com isso, os usuários terão as suas conversas protegidas. Vale notar que, em abril deste ano, o WhatsApp, que também pertence a companhia, adotou o mesmo sistema de segurança.

Porém, a forma usada pelo Facebook nos dois mensageiros é diferente. No WhatsApp, todas as mensagens enviadas recebem a camada adicional de proteção.


Agora, usuários do Messenger poderão escolher uma maior proteção para as suas conversas.

No Messenger, caso os usuários desejarem usufruir do método de segurança, terão que abrir uma "conversa secreta". A novidade ainda não está disponível para todos os usuários, já que começou a ser implantada nesta sexta.

Os chats em questão terão algumas particularidades. Eles poderão estar acessíveis apenas em um aparelho e também suportam todos os tipos de conteúdo, como vídeos e GIFs. Além disso, os usuários não poderão realizar pagamentos ou mesmo transferência de dinheiro.

"Para permitir que você faça isso, nós estamos começando a testar a habilidade de criar conversas secretas tête-à-tête no Messenger, que irá será criptografada de ponta-a-ponta e pode ser lida em um dispositivo que a pessoa está usando para se comunicar. Isso significa que as mensagens são apenas para você e não outra pessoa -ninguém mais nem mesmo nós", explica o Facebook.

O usuário, ao abrir uma conversa secreta poderá ainda escolher um período de validade para a mensagem enviada, assim sendo, um prazo para que ela possa ser acessada.

As conversas no Messenger já eram criptografadas, porém, não de forma tão rígida. Este tipo de criptografia, de ponta-a-ponta, protege todo o trajeto da conversa.