As feiras de tecnologia abrem lançamentos de alguns dos principais smartphones do ano, como em 2016, LG G5 e Samsung Galaxy S7/S7 Edge - na época o assunto virou pauta do ONCast #19. Junto das demais marcas, eles formam o grupo que "luta" pelo posto de melhor smartphone. No entanto, é no segundo semestre do ano que as principais marcas fazem grandes lançamentos individuais, como é o caso da Apple e seu iPhone.

Mas não é só a empresa da maça que possui evento agendado para os meses que restam deste ano, Samsung, Lenovo, HTC e outras poderosas empresas também preparam suas apresentações para o segundo semestre. Se você está em buscar de um novo smartphone, espere até ver os novos produtos que devem surgir nos próximos meses.

iPhone 7 ou iPhone 7 Plus

Nada confirmado até o momento pela companhia, mas a Apple costuma trazer um novo topline da família iPhone no mês de setembro, seria rude se este ano não ocorresse, certo? O que se especula há alguns meses é a ausência de um conector para fones de ouvido (da forma como já estamos bem acostumados). Outra novidade seria a resistência à água.

O que podemos esperar para um sucessor do iPhone 6S é, certamente, um processador A10 mais rápido que seu modelo anterior. Alguns rumores indicam que, talvez, o iPhone 7 não se chame "sete", mas quem sabe um iPhone Pro? Quem aumentou os rumores sobre esta questão foi o conhecido perfil de Evleaks - que costuma vazar imagens de novos smartphones antes do lançamento.

Uma notícia publicada no The Wall Street Journal, que é bastante preciso quando se fala sobre informações internas da Apple, analisa o que seria o ano "tock" da empresa da maça. De acordo com expressão "TickTock", estima-se que nos últimos anos, a Apple lançou aparelhos com design renovado e grandes mudanças, tanto no visual como na parte interna. Ao que tudo indica, 2016 será o ano em que a principal mudança externa será mesmo a ausência do conector 3,5mm para fones de ouvido. De resto, as principais características dos modelos de 2014 e 2015 serão mantidas.

Outra informação, repassada ao Venture Beat, diz que a Apple estaria segurando o nome "iPhone 7" para o ano que vem, quando completa 10 anos do primeiro iPhone.

Quando se fala de Apple e iPhones não faltam imagens vazadas, algumas delas mostram um modelo que pode ter câmera dupla, como o LG G5, já outras indicam um modelo com uma protuberância maior na câmera. É bem possível que haja dois modelos distintos com estas câmeras, ao estilo iPhone 6S e 6S Plus. Também há imagens que, supostamente, indicam três modelos de armazenamento interno (6GB, 64Gb e 254GB).

Chegada do Lenovo Moto Z e Z Force

Lançados em junho e pertencentes à família Lenovo, os novos smartphones "Moto" têm tudo para angariar o mesmo sucesso de seus antecessores, quando ainda na faziam parte da Motorola. Inegável a popularidade que os Moto E, G e X ganharam desde o primeiro lançamento, lá em 2013, como Moto X. O Moto Z e o Moto Z Force devem chegar ao público em setembro.

Os aparelhos são finos (5,2mm e 7mm) e podem receber o complemento de módulos chamados de Moto Mods. Que tal acoplar um conjunto de alto-falantes da JBL para fazer aquela festa regada a muito som? Ou então estilizar seu smartphone com maravilhosas capas? Ganhar um extra de bateria ou ainda encaixar um verdadeiro projetor em seu aparelho?

O Moto Z possui display de 5,5 polegadas com resolução de 2560x1440 pixels, câmera traseira de 13 megapixels e lente com abertura f/1.8, leitor de impressões digitais, processador Qualcomm Snapdragon 820, 4GB de memória RAM e 64GB de armazenamento interno. Ele também terá a novíssima porta USB-C e 2600 mAh para o modelo Z e 3500 mAh para o Z Force. Este último ainda terá 21 megapixels em sua câmera traseira.

Sem preço divulgado até aqui, estamos no aguardo.

Samsung Galaxy Note 7

Não. Você não perdeu o lançamento do Galaxy Note 6, a Samsung é que está pulando do cinco para o sete. O motivo, segundo algumas fontes, é não dar a impressão de que o Note é mais antigo que o Galaxy S7, por exemplo. Ps: Como se as pessoas fossem cair só agora neste engano.


Suposto Galaxy Note 7

Sobre o Note 5 você pode conferir no super review que produzimos aqui no Oficina da Net. Já o Note 7 deve ser apresentado ainda em agosto pela empresa sul-coreana, talvez com um display de 5,8 polegadas de resolução quadHD. Especula-se também a presença de bordas arredondadas inclusas no display.

Quanto ao processor, a aposta seria em um componente de "casa", ou seja, um Exynos 8890, junto de 6 GB de memória RAM, certificação IP68 contra água e poeira; quem sabe até um scanner de íris. Alguns rumores mais extravagantes dizem que o aparelho poderia ter resolução 4K, Android N de fábrica e uma câmera de 20 megapixels.

Sony Xperia Z6?

A Sony lançou durante este ano os novos representantes de sua linha de frente, são eles o Xperia X e o Xperia XA. Porém fica o registro de que a empresa japonesa não chutou o balde sobre um novo Xperia Z, quem sabe para o ano que vem. Você pode ver o review do Z5 aqui no site.

E o que você espera do mundo imparável dos smartphones?