Conseguindo a magnífica marca de três smartphones top de linha e apenas um ano, a Sony apresentou o Xperia Z5 como nova alternativa e ainda mais qualificado que o Xperia Z3+, inclusão - finalmente - de um leitor de impressão digital e melhoria na câmera são as grandes mudanças.

Ele foi anunciado em setembro pela companhia japonesa mas chegou ao Brasil apenas em novembro. Vale lembrar que nos últimos dias a Sony anunciou durante o Mobile World Congress, em Barcelona, a família Xperia X (Xperia X Performance, X e XA).

[CATEGORIA]169[/CATEGORIA]

É bem verdade que a Sony melhorou nos detalhes do Z5 em relação ao modelo anterior, deixou o aparelho mais bonito graças ao Frosted Glass que dá a impressão de ser em metal.

Outra mudança significativa e que me surpreendeu foi o sensor de impressão digital no botão Home. Juro que achei estranho ver os outros botões nos mesmos moldes das versões anteriores e o Home modificado. Na prática o botão funciona muito bem e ainda tem a ressalva de estar em um local muito bom para desbloquear o smartphone. Basta pressionar o botão uma vez com o dedo e deixá-lo sobre o botão para que sua impressão digital seja reconhecida.

Detalhe que você pode cadastrar até cinco dedos, mas eles não funcionam corretamente se a superfície dele estiver suja ou molhada. #ficaadica.

Os outros botões seguem iguais, sempre lembrando que um deles é direcionado especificamente para acionar a câmera e captar imagens. O outro é o controle de volumes.

Suspeitava-se que a Sony fosse implementar no Z5 uma conexão USB Type-C. Fato que não ocorreu. Ele segue com USB 2.0 para transferência de dados e o carregamento da bateria.

Na outra lateral está apenas o slot para inserir um cartão de memória e o cartão nanoSIM, ambos colocados numa única bandeja. Enquanto no restante do mundo a Sony lançou o Z4, aparentemente no Brasil o Z3+ recebeu também a possibilidade de dois chips de operadoras. No Z5 esta não é uma opção.

Em relação às medidas, o Z5 engordou um pouco, ele tem 7,3 mm de espessura. No entanto, diminuiu 0,3mm na altura e 0,1mm na largura. Além da espessura, o peso sofreu a soma de 10 gramas, portanto, tem 154g de peso. Se liga nas medidas:

[CATEGORIA]170[/CATEGORIA]

Uma das principais reclamações em versões anteriores da linha Xperia Z é certamente o superaquecimento que os processadores utilizados pela Sony sofriam em soma aos materiais utilizados na construção do smartphones. O Qualcomm Snapdragon 805 (Xperia Z3) e o mesmo Snapdragon 810 (Xperia Z3+) que está aqui no Z5. A diferença básica que fez toda a diferença para reduzir o aquecimento excessivo dos produtos foi a adição de um novo dissipador de calor, ou seja, o Xperia Z5 possui dois dissipadores de calor.

Isso significa que ele permanece gelado sob uso pesado? Óbvio que não! Mesmo assim é um ponto, enfim, positivo nesse sentido.

Além do Snapdragon 810 melhorado com 8 núcleos (4 que trabalham em 2,0 GHz e outros 4 em 1,5 GHz), o Z5 contém uma GPU Adreno 430 garantir ao usuário o máximo da capacidade gráfica do Z5 e, convenhamos, a Sony consegue um resultado digno de elogios na qualidade do seu display somada ao processamento e GPU; os componentes de hardware deixam o smartphone incapaz de sofrer com games pesados e uma cartela enorme de apps abertos simultaneamente. Esta última parte graças aos 3GB de memória RAM.

Na prática é isso mesmo que você já leu. Além do Xperia Z5 dar conta - tranquilamente - de qualquer game da Google Play, ele ainda esquenta menos que as versões anteriores. Olha os benchmarks.

AnTuTu

Vellamo

Display

O display, para mim ao menos, é o quesito em que a Sony mais se destaca. No Z5 temos uma tela FullHD (1920x1080 pixels) com tecnologia TFT IPS de 5,2 polegadas. Mais que suficiente para ter uma excelente experiência com games, filmes e fotografia. Mesmo que na atualidade alguns aparelhos tenham resolução duas vezes maior, você provavelmente não verá pixels nesta tela. Sem falar que a qualidade das cores, iluminação e contraste deste display são incríveis.

Armazenamento

O Xperia Z5 vem de fábrica com 32 GB de armazenamento interno. Junto de onde você insere o Chip nanoSIM, há espaço para que você coloque um cartão microSD de até 200 GB.

Um fato que me deixou um pouco assustado ocorreu quando recebi constantes avisos de ter mais de 75% da memória interna utilizada. Eu não fazia uso de um cartão de memória, realmente fiquei "assustado". Muito deste "susto" se deu pelo fato de eu estar com o smartphone por apenas duas semanas. Ou seja, ele possui 32GB de memória interna, ok, mas praticamente 10 deles são destinados à arquivos do sistema.

Se você ainda não está satisfeito, pode, claro, usar de serviços em nuvem como o Google Drive.

Bateria

Parece que as fabricantes estão encontrando soluções para a bateria a fim de economizar em potência sem perder autonomia. O crescimento da tecnologia pode ser observada com a Sony. O Xperia Z3 possui bateria de 3100 mAh, seu sucessor, o Z3+ reduziu sua capacidade para 2930 mAh e no Z5 podemos ver apenas 2900 mAh de potência.

Aí você pode me perguntar se há também uma queda de rendimento e autonomia da bateria? Posso dizer que não. Na verdade faz tempo que a duração de bateria da Sony segue, digamos, um padrão: um dia e meio para uso moderado, um dia inteiro para uso com um pouco mais de pressão - com possibilidade de prolongação graças a ajuda de Modos de Economia de energia.

Na prática, por via das dúvidas, sempre coloquei o smartphone para carregar a bateria durante a noite, enquanto eu também dormia. Desta forma, não arrisco ficar sem o aparelho no corrido dia seguite. Se você tem condições e tempo para dar uma carga nele durante o trabalho ou no descanso do meio dia, provavelmente terá um gás legal pra passar bem pelo segundo dia.

Vale lembrar que a Sony não tem carregador turbo, portanto, o período de carregamento pode demorar até 4 horas.

Câmera

Câmera é assunto sério quando falamos da Sony. Particularmente, estou apaixonado por uma mirrorless produzida pela companhia e não descansarei enquanto não conseguir comprar uma; são produtos de muita qualidade. Muito dessa tecnologia vem também para os smartphones, claro, com ressalvas, afinal, elas precisam ser boas e ao mesmo tempo pequenas.

Mesmo assim a Sony capricha muito em seus produtos, colocou um sensor de 23 megapixels 1/2,3 polegada na câmera traseira com uma lente de 24mm grande angular e um de 5MP na frontal. A traseira possui abertura f2.0 - rápida, porém menos que principais concorrentes como a Samsung e LG - que permite um clique ágil e ainda possibilita dar aquela ~desfocada~ no fundo. Suas fotos tem tamanho de 5520 x 4140 pixels em 23MP.

Por padrão, não entendi o motivo, a câmera vem configurada para tirar fotos com 8MP apenas. Demorei algum tempo para descobrir. Você também pode alterar muita coisa, sem falar dos modos de câmera que já vem no smartphone ou que você pode fazer download.


Dá pra alterar o "balanço de branco" - que na verdade é a quantidade de iluminação que você quer na imagem.

Independente do tamanho da imagem você consegue fazer fotos com resultado muito satisfatório. Óbvio que em 23MP o detalhamento dos pixels é muito melhor.

Confira algumas fotos:

Se você entrou na onda do Snapchat - siga o OficinaOficial para bastidores da redação - ou apenas gosta de fazer muitos vídeos, os do Xperia Z5 são ótimos - podem ser em 4K ou FullHD mesmo. ;)

[SPEC]16108,15307,15611[/SPEC]

Com o Xperia Z5 o usuário possui todas as mais variadas conexões disponíveis nos smartphones atuais, como 4G LTE, 3G, NFC, Wifi IEEE 802.11 b/g/n, A-GPS e muito mais.

[CATEGORIA]171[/CATEGORIA]

O melhor smartphone da Sony ainda não tem Android atualizado =(. Mesmo depois de alguns meses do lançamento, a Sony ainda tarda em lançar sua atualização para o Android Marshmallow. Embora a nova versão do SO não tenha lá mudanças extraordinárias, mas é sempre bom ter o Android atualizado.

O usuário Sony conta com alguns apps nativos que são bem-vindos, como o "Álbum", "Música", "Vídeo", "What’s New" - uma loja toda própria da marca, "Lifelog" e outros apps. Além dos aplicativos da Playstation Network.

Particularmente acho as customizações da Sony muito boas e amigáveis. Você também deve concordar comigo. Na prática o desempenho é muito fluido e eficaz, como já falamos na parte do hardware; a alternância entre apps é tranquila e sem engasgos. Podemos concluir que a combinação entre hardware e software funciona com louvor.

[CATEGORIA]172[/CATEGORIA]

Ao meu ver a Sony falha em lançar tantos smartphones top de linha sem um intervalo maior entre eles. Enquanto você lia este review, a marca já anunciou uma nova família que deve deixar a "Z" na poeira, a Xperia X (Performance, X e XA). Então se você pretende se manter sempre atualizado em matéria de smartphones Sony, precisa desembolsar pelo menos R$ 4.299,00 (preço do Zperia Z5) a cada seis meses. Fazendo uma pesquisa na web, deu para encontrar o smartphone por R$ 3.479,00 em promoção de uma loja online.

Se colocarmos na ponta do lápis as diferenças teóricas entre o Z5 e o Z3+, não vemos mudanças extraordinárias que valem um upgrade. E mesmo se você pretende adquirir o primeiro smartphone, o salgado valor do Z5 espanta qualquer pseudo-consumista. Podemos dizer que o mercado está cheio de bons aparelhos por preços bem inferiores como o Galaxy S6, o LG G4, etc.

Já se você está decidido a investir forte num smartphone de ponta, vale a pena adquirir um Xperia Z5 ou esperar pela venda dos recém lançados LG G5, o Galaxy S7 ou ainda pelos Xperia X e Xperia X Performance.

Concorda com o que leu? Possui o seu Z5? Deixe seu comentário e ajude a divulgação compartilhando este review.

[relatorio]