Na terça-feira (14), o Google Brasil anunciou os vencedores do Desafio Impacto Social, iniciativa promovida pela divisão de filantropia da empresa, o Google.org. O programa tem como meta apoiar as organizações sem fins lucrativos que utilizam a tecnologia para ajudar a sociedade.

O Google, em sua edição no Brasil, selecionou dez projetos para receberem o prêmio. Em um total, 1052 projetos estavam inscritos, porém, apenas dois por região foram selecionados. Em maio, a companhia divulgou a lista de dez finalistas que receberiam o prêmio de R$ 650 mil para serem investidos em suas criações.

No evento realizado nesta semana, em São Paulo, a empresa divulgou os quatro projetos que levariam o valor máximo de R$ 1,5 milhão, e ainda divulgou o nome da ONG que foi eleita através de júri popular.

Os cinco escolhidos foram selecionados por um júri composto por artistas e executivos,  incluindo a diretora do Google.org, Jacqueline Fuller, a atriz Regina Cazé, a artista plástica Adriana Varejão e o diretor da Fundação Lemann, Denis Mizne.

"A melhor inovação acontece localmente. Sabemos que as melhores pessoas para endereçarem problemas são aquelas que vivem eles, são elas que proporcionarão as mudanças", disse Jacqueline Fuller. 

Veja abaixo os cinco projetos que irão receber RS$ 1,5 milhão para investimento:

Arredondar (Sudeste): O projeto tem como objetivo transformar toda a compra em uma oportunidade de doação para ONGs no Brasil.

IPAM Amazônia (Norte): A ONG irá desenvolver um aplicativo para poder alertar os povos indígenas sobre as alterações climáticas, ao mesmo tempo que irá coletar os dados fornecidos por eles.

ITS-Rio (Sudeste): O objetivo é criar uma plataforma em que os cidadãos possam propor projetos de lei e ainda coletar assinaturas digitais certificadas.

Transparência Brasil (Nordeste): a ONG, que foi escolhida por voto popular, propõe a criação do aplicativo "Cadê Minha Escola", que permite ao cidadão acompanhar a construção de creches e escolas, evitando assim, que os projetos sofram atrasos.

Vetor Brasil (Centro Oeste): O objetivo é conectar os jovens talentos a cargos públicos de alto impacto.