Com a atualização do Telegram, os usuários do mensageiro terão a oportunidade de modificar as mensagens, mesmo após terem sido enviadas. Além deste recurso, o rival do WhatsApp incluiu menção de contatos nas conversas em grupo, capacidade de criação de atalhos das conversas na tela inicial e ainda localização de atalhos para bots no menu de anexo.

As mensagens que já foram enviadas podem ser editadas até dois dias após serem repassadas. A novidade vale tanto para conversas privadas quanto em chats em grupo. O recurso está disponível em todas as plataformas do serviço. O update chegou para a versão 3.9 para Android e iOS, para Windows Phone, na versão 1.25.

Semelhante ao Facebook, as mensagens alteradas no chat do Telegram ficam marcadas como "Editado". No entanto, não é possível acessar o histórico de modificações.

Para editar a mensagem é muito simples, basta tocar no conteúdo que já foi enviado e selecionar a opção "Editar" no menu pop-up. Após, é necessário substituir o texto por um novo, ou mesmo editar somente o que achar necessário. Por fim, é só enviar novamente.

O procedimento pode ser feito quantas vezes achar necessário, obedecendo ao período de 48 horas. Após esse tempo, a opção de editar some. Vale ressaltar que a novidade também está presente na versão desktop, porém, no lugar do toque, é necessário clicar no item desejado com o botão direito do mouse.

O WhatsApp, que é o mensageiro queridinho entre os brasileiros, por enquanto, ainda não possui tal opção, de edição de mensagens.

Nos últimos tempos, o Telegram conquistou ainda mais os usuários do Brasil, principalmente em razão da suspensão do aplicativo do Facebook, por ordem judicial. Porém, o WhatsApp continua liderando a preferência entre as ferramentas de conversação.