A tecnologia se renova e muda constantemente. Este é um dos motivos mais básicos que explicam porque as fabricantes lançam um novo modelo top de linha anualmente. Você já sabe que mesmo adquirindo o melhor aparelho da atualidade hoje, amanhã ele pode ser só mais um na extensa lista de smartphones que já chegaram ao mercado.

Mas, as vezes, esta tática não obedece um princípio básico para os consumidores. Além de subir o preço do novo produto, é crucial melhorar o aparelho em todos os aspectos (hardware e software), ou seja, tornar o custo do smartphone tão justo quanto seu benefício. Esta é, inclusive a relação mais importante que dá para notar nas pessoas que chegam até nós perguntando sobre um novo celular.

Relacionar o Moto X - 2ª geração ao Moto X Play é um caso em que podemos observar se há uma real mudança de valores e, principalmente, se esta mudança vale a troca de uma por outro. Afinal, estamos vivendo um momento complicado, em que qualquer trocado economizado faz a diferença no bolso. Será que ainda vale a pena comprar um Moto X - 2ª geração? E se você já possui um, dá para considerar trocá-lo pelo Play? É o que vamos ver a partir de agora.

Antes de começar o comparativo, a melhor opção é você conferir o Review dos dois aparelhos. Acesse o Review do Moto X - 2ª geração e do Moto X Play a fim de obter o conhecimento prévio necessário para julgar qual é a melhor opção para você.

Os números mostram vantagem do Moto X Play nos quesitos de hardware:

[SPEC]15935,13704[/SPEC]

Design

Vamos falar primeiramente do design, item importante na hora de escolher o smartphone que você vai querer para chamar de SEU. Este item também passa por avaliação - já que ninguém merece um preço mais elevado e o design idêntico ao da versão anterior, não é mesmo?

Talvez as características externas tenham a maior discrepância entre os dois aparelhos. A começar pelo tamanho deles; o Moto X - 2ª geração tem 140,8 mm de altura, contra 148 mm do Moto X Play. O peso também contém uma folga maior (144g no 2ª Geração e 169g para o Play). O Moto X Play é maior para acomodar o display de 5,5 polegadas; seu irmão menor possui display de 5,2".

Falando da parte frontal, a grosso modo, ambos aparelhos são iguais. Diferença apenas no detalhe metalizado dos alto-falantes do Moto X 2ª geração, que fica mais sobressalente.

Às costas é possível ver mudanças mais significativas. Um deles é a capinha removível e personalizável do Moto X Play. No Moto X 2ª geração a capa é fixa e liso fosco. Dá para notar também as mudanças na carcaça de metal.


Moto X2 com capinha não removível e textura emborrachada.

Moto X Play com capinhas removíveis.

A espessura apenas 0,9 mm menor do Moto X/2 dá impressão de ser ainda mais fina se você pega os dois smartphones na mão.

Hardware

Dos pontos expostos em uma comparação entre smartphones, é claro que o Hardware chama mais a atenção. Aqui não seria diferente, certo? O modelo de processador de cada aparelho muda especificamente, enquanto o Moto X 2ª geração possui Qualcomm Snapdragon 801 (quad-core de 2,5 GHz) enquanto o Moto X Play vem com Snapdragon 615 - que é octa-core. Segundo o site especializado notebookcheck.net, o processador do Moto X 2ª geração leva vantagem, em teoria, na relação com o Snapdragon 615.

Para rodar os games mais pesados e fazer todo o trabalho gráfico do smartphones, o Moto X 2ª geração possiu uma Adreno 330, superior em relação a Adreno 405 do Moto X Play, pelo menos na teoria.

Na prática deu para notar um desempenho semelhante entre os dois ‘concorrentes’. Em um jogo bom como o Gangstar Vegas, ou com o Real Racing, a performance de ambos foi extremamente satisfatória. Com os dois games foi possível usar as melhores configurações gráficas sem perder qualidade da jogatina. Abaixo print de outros games :)

O ponto de destaque neste caso, fica pelo fato do Moto X 2ª geração, produzido em 2014, ter desempenho muito parecido com seu irmão mais novo. Ponto muito positivo para quem já possui um destes ou encontrou uma boa promoção nas lojas por aí.

Benchmarks

Nos testes de benchmarks, com apps que forçam os núcleos do processador para tirar deles o máximo desempenho, notamos também uma diferença mínima de pontuação no app AnTuTu - que é nosso maior parâmetro de avaliação. São 45174 pontos para o Moto X Play e 44209 do Moto X 2ª geração. Isso representa menos de mil pontos de diferença.


Moto X2

Moto X Play

Em uso natural, os dois smartphones são muito parecidos, inclusive na hora de alternar entre muitos apps, os 2 GB de memória RAM de ambos os aparelhos, dão conta do recado. O mesmo ocorre quando falamos do armazenamento interno. Os dois smartphones possuem 32 GB de memória interna. Espaço mais que bom. No entanto, o Moto X Play ainda possui um slot para inserção de um cartão microSD de até 128 GB.

Bateria

Em se tratando de bateria ambos os aparelhos, apesar da grande diferença na potência da bateria, um desempenho parecido no dia a dia. O Moto X/2 possui 2300mAh de potência e pode chegar o fim do dia com boa porcentagem de carga. Já o Moto X Play - que possui 3630mAh, consegue suportar praticamente meio dia à mais que seu irmão.

Pela minha experiência, ter de recarregar a bateria durante o dia não é muito legal, portanto, para um dia inteiro de uso moderado, os dois smartphones conseguem se manter em pé com tranquilidade.

Software

Os usuários da Motorola não têm do que reclamar em relação à atualizações do seu sistema operacional. Tanto os donos do Moto X/2 quanto do Moto X Play já receberam Android Marshmallow 6.0. A grande vantagem do SO é a pureza do sistema - sem apps inúteis ou impostos pelas fabricantes. O lado negativo é que algumas marcas costumam entregar apps que são realmente úteis.

Câmera

Todo mundo sabe que câmera é coisa séria nos smartphones da atualidade. A Motorola sempre entregou dispositivos aceitáveis quando falamos deste componente do Hardware. A gente já fez um teste aqui no site, comparando fotos de pelo menos três smartphones da marca, além do Xperia Z3+ e do Zenfone 2. No teste comprovamos que, de fato, alguns top de linha realmente investem mais e têm melhor resultado nas suas fotos, no entanto esta diferênça não é abismal, ou seja, o Moto X2 teve desempenho comparável ao Moto Maxx, por exemplo.

Trago para este comparativo a mesma ideia, portanto, novamente temos um empate técnico (quando temos o Moto X Play superior no resultado de suas fotos). Ele possui 21 MP na câmera traseira, contra 13MP do Moto X2. Como vocês sabem a quantidade de megapixels de uma foto não diz especificamente sobre sua qualidade e sim a quantidade de pixels que ela contém. Na teoria quanto mais pixels, melhor a foto, mas podemos comparar o seguinte: fotos captadas com a câmera frontal do Galaxy S6 (5MP) podem ter mais qualidade e definição que as imagens da câmera traseira de um Galaxy J7, por exemplo.

Na câmera frontal, o Moto X2 possui 2MP em seu sensor contra 5MP do Moto X Play.

Preços

Um dos pontos mais requisitados na hora de escolher entre smartphones tão parecidos (técnica e fisicamente), e que pode te fazer decidir pela compra de um ou de outro, é o preço. Novamente temos algo muito equilibrado. Enquanto o Moto X/2 é de 2015 e pode ser encontrado na faixa dos R$ 1200,00, - com constantes promoções e valores abaixo dos mil reais, o Moto X Play tem preço fixado em torno dos R$ 1400,00.

É muito seguro afirmar que se você possui o Moto X/2, não vale a pena trocá-lo por um X Play. Quem sabe se você conferir outro smartphone Motorola, como o Moto Maxx ou ainda o Moto X Force (que é mais robusto e potente - e com preço mais salgado também).

Se você é um futuro novo usuário Motorola, eu reforço duas ideias: a primeira é pegar o smartphone com ano de lançamento mais recente, assim você terá em suas mãos a garantia do suporte por mais tempo por parte da fabricante. A segunda ideia pende para o lado do Moto X/2 que possui desempenho muito bom e preço ainda em conta.

Qual é a sua avaliação? Deixe seu comentário! Um abraço.