A Mozilla anunciou na segunda-feira (2) que o navegador Firefox ganhará em breve uma versão para iPhone e iPad. Atualmente, o aplicativo está em fase Beta, e conta com o mesmo design para a versão Android, o que inclui a visualização de abas em formato de grade, bem como a sugestão de buscas do Yahoo, Google e Bing.

De acordo com a Mozilla, a Apple é a culpada pelo atraso do lançamento do aplicativo. Vale notar que o seu desenvolvimento só teve início com a chegada do iOS 8.

O Firefox já está presente para Android há vários anos, no entanto, em razão das várias restrições impostas pela Apple, a chegada do aplicativo foi adiada. A Mozilla explicou que tais "amarras" impediam que o aplicativo tivesse um bom funcionamento, o que só mudou com a chegada do recurso de Extensibilidade junto com o iOS 8.


App Firefox chega na versão Beta para iOS.

Ainda há alguns recursos do Firefox que não funcionam muito bem nos dispositivos móveis equipados com o sistema da Apple.  "Embora não possamos trazer o motor de renderização e a experiência completa do Firefox para o iOS devido às restrições, vimos uma oportunidade com as últimas melhorias e ferramentas do iOS 8 para iniciar o desenvolvimento", declarou a Mozilla em um comunicado.

A versão Beta do Firefox, por enquanto, só pode ser baixada por usuários que moram na Nova Zelândia, Austrália, Áustria e Canadá. A Mozilla ainda não anunciou uma data para o lançamento oficial do Mozilla para iOS.