Nesta quarta-feira (16), a Apple liberou a versão pública e final do iOS 9 para os usuários de iPhone, iPod touch e iPad. A nova versão conta com várias melhorias e também recursos direcionados para os novos aparelhos da Maçã bem como para os mais antigos. Entre os ajustes, um melhor gerenciamento de armazenamento interno e também melhor controle no gasto de energia.

Ao que tudo indica, o download da nova versão do sistema deverá ocorrer em massa nos primeiros dias. Vale notar que o iOS 8 já foi instalado em 87% dos aparelhos até então.

Para realizar a atualização para iOS 9 os usuários necessitam de alguns cuidados básicos. Primeiramente, quem possui jailbreak no dispositivo não conseguirá realizar a atualização. Nestes casos, para conseguir a atualização é necessário restaurar o aparelho para a versão atual em que ele se encontra.

Também é indicado realizar o backup do aparelho tanto no iCloud como também no iTunes. Além disso, verificar se há espaço suficiente no aparelho para receber o iOS 9 é imprescindível. O peso do update varia de acordo com cada dispositivo e com os recursos disponíveis em cada um deles.

Para atualizar o dispositivo Apple com om novo iOS 9 é muito simples, e há dois modos: Via OTA, através do próprio aparelho. Para isso abra o aplicativo "Ajustes", após "Geral", e em seguida "Atualização de Software".

Pelo iTunes também é possível. Para isso é necessário é baixar e instalar a versão mais recente do iTunes no computador, conectar um dispositivo em uma porta USB, em seguida abrir o iTunes e selecionar o dispositivo. No painel, clique em "Buscar Atualização".

Confira a lista dos dispositivos compatíveis com a atualização: iPhone 4S, iPhone 5, iPhone 5s, iPhone 5c, iPhone 6, iPhone 6 Plus, iPad 2, iPad com tela Retina (3 e 4) e iPad Air (1 e 2), iPad mini (todos) e iPod touch de 5ª e 6ª geração.