Sundar Pichai, presidente executivo do Google, nunca escondeu o seu desejo de voltar ao mercado chinês através da Google Play, a loja de aplicativos para Android. Porém, mesmo com o desejo, o retorno pode não ser tão fácil assim.

"O Google precisa estar na China, ponto. Uma vez na China, eles podem expandir em outros serviços. Eles precisam de um ponto de apoio, que é o Google Play", disse Andy Tian, presidente executivo da Asia Innovations, uma desenvolvedora de aplicativos chinesa e ex-executivo do Google.

O Google não se manifestou sobre as reportagens que dizem respeito ao desejo de ampliar a Play Store na China. A companhia, apenas, apenas apontou para comentários que Pichai fez sobre como trazer a Google Play para o país asiático.

Porém, Tian e outros especialistas apontam que o Google acabou perdendo espaço de seus principais serviços em quase todo território chinês, em especial nas buscas, transmissão de vídeos, que agora são lideradas pelas empresas chinesas Baidu, Tencent, Alibaba e Qihoo 360.