Hoje, quando pensamos em pesquisar sobre algum assunto a maioria das pessoas recorrem à internet. E na internet, quando pensamos em pesquisar algo, pensamos em pesquisar no Google Pesquisa.

Por isso, estar bem posicionado nos resultados do Google é fundamental para dar mais visibilidade a sua empresa e impulsionar as vendas.

Como funciona os anúncios no Google Pesquisa?

Primeiro, as pessoas usam termos de pesquisa para buscar produtos e serviços específicos na internet, pelo Google Pesquisa. Segundo, as pessoas visualizam seu anúncio. Seu anúncio será exibido ao lado ou acima dos resultados de pesquisa do Google.

O que determina que seu anúncio apareça entre os anúncios são as palavras chaves escolhidas por você no seu site e os termos buscados. Então, se seu site tiver como palavras chaves, por exemplo, "livro de programação em C++" quando um usuário da internet pesquisar "programação em C++", seu site aparecerá nos anúncios. Mas é preciso atenção com a escolha das palavras-chave, por que se colocar, por exemplo, "livro, programação" então seu site aparecerá nos resultados de "livro de culinária" ou "programação do cinema", o que é ruim, pois se clicar no seu anúncio, você estará pagando por um clique que não resultará em realização de negócios, nem marketing e nem em uma venda realizada.

Anunciar no Google é uma boa iniciativa para expandir sua empresa, pois além de anunciar a potenciais clientes justamente quando estão pesquisando o que você oferece, trata-se de um grande volume de acessos ao Google, logo um grande volume de potenciais clientes visualizando seu anúncio.

Você pode se interessar em saber mais sobre como funciona o Google Pesquisa; temos uma série de três artigos que abordam profundamente este conceito. Por dentro do Google Pesquisa.

Investimento para Anunciar

O Google Adwords é uma inovação em publicidade em vários aspectos. Não contém listas de preços ou de taxas e sim, existe um modelo padrão de sistema de preços que conta com um leilão automatizado com base em custo por clique (CPC). Como um anunciante, você especifica o valor máximo (lance máximo de CPC) que deseja pagar por um cliente em potencial, ou seja, aquele que acessa seu site clicando em seu anúncio. Esse lance determina a posição em que o anúncio será exibido na página de resultados de pesquisa, o que, consequentemente, determina a frequência com que as pessoas visualizam e clicam no anúncio.

Relevância dos Anúncios

Seu lance não é o único fator levado em conta para determinar a posição em que o anúncio será exibido na página de resultados de pesquisa. Existe um critério de relevância entre os anúncios e o termo buscado. Há recompensa para anúncios mais relevantes com um Índice de qualidade maior e uma posição de anúncio superior. Assim, mesmo que os lances de seu concorrente sejam maiores do que o seu, você ainda poderá conseguir uma posição superior (por um preço menor) com palavras-chave e anúncios altamente segmentados.

Porque é tão importante aparecer nos primeiros anúncios superiores? Conforme avaliações comportamentais dos usuários do Google Pesquisa, os usuários clicam apenas nos cinco primeiros resultados das buscas, logo isso também pode ser levado em consideração em quais anúnicos serão clicados.

Controle do plano de publicidade

Esse modo de fazer publicidade possibilita um maior controle dos custos e permite configurar um plano de marketing focado nos clientes em potencial. Permite controlar o quanto investir. Escolher um orçamento diário com o qual você esteja confortável e depois pode alterá-lo a qualquer momento. Não há um gasto mínimo, e você não fica preso a um contrato. Com anúncios no Google, você não será cobrado quando um anúncio for exibido, e sim somente quando alguém clicar no anúncio para acessar seu site. Em outras palavras, você pagará somente quando sua publicidade funcionar. Os anúncios são seus. Assim, sempre que você desejar, poderá ajustar o orçamento, mudar o texto do anúncio e praticamente qualquer outro elemento de sua campanha, no próprio Google AdWords.

Há a possibilidade de personalizar sua campanha do Google AdWords para que seus anúncios sejam exibidos para pessoas somente em seu bairro, sua cidade ou estado, no país ou até no mundo todo.

E a popularização dos dispositivos móveis possibilitou que um número cada vez maior de pessoas encontrem o endereço de sua loja ou seu site com facilidade.

Com o Google AdWords, é possível acompanhar o resultado de seu investimento. Ele oferece ferramentas e relatórios detalhados que podem informar o que está funcionando, o que não está e como pode ser melhorada a campanha.

Como começar a anunciar no Google?

Basta acessar o site do Google Adwords e elaborar sua primeira campanha publicitária.

Anunciar no Google

Os anúncios do Google não oferecem um tamanho único para todas as situações. Há diversos tipos de anúncio disponíveis, desde colocar um anúncio de texto ao lado dos resultados de pesquisa ou alcançar clientes que navegam na Web com anúncios gráficos atraentes, até anunciar no YouTube.

Anuncie em cima ou ao lado dos resultados de pesquisa do Google

Alcance clientes justamente quando eles estiverem pesquisando de forma ativa o que você oferece.


Anúncios em cima ou ao lado dos resultados do Google Pesquisa.

Na página do google, os resultados são identificados pela logo amarela de anúncio. São os três primeiros links da parte principal e toda a coluna de links do lado direito, lembrando que quando são resultados em desktop.

Exiba anúncios em celulares

Exiba sua mensagem para as pessoas justamente quando elas estiverem pesquisando ou navegando em seus celulares.


Anúncios mostrados em resultados de buscas em smartphones.

Exiba anúncios em toda a Web

O Google Adwords possibilita também, exibir seus anúncios em sites relacionados ao que você está vendendo. O Google pode escolher entre os milhões de sites de sua rede o conteúdo do site que melhor corresponderá a seus anúncios e sua empresa.


Anúncio de Venda de Notebook no site Oficina da Net.

Anuncie no YouTube

Um dos sites mais visualizados na Internet. Além dos vídeos que passam antes do real vídeo que o usuário deseja visualizar, há também os anúncios no vídeo buscado.


Anúncios no Youtube.

Hoje, conseguimos perceber um aumento nas vendas pela internet. A população está mais confiante nas entregas e nos produtos e serviços oferecidos pela internet. Então, estar bem posicionado no Google é fundamental para ter visibilidade e vendas no mundo on-line. E é inquestionável que o Google é a principal ferramenta de buscas on-line do mundo. Espaço onde todo mundo procura o que quer saber e comprar. Imaginar seu negócio aparecendo nos primeiros lugares da busca do Google além da visibilidade é um argumento para fortalecer a marca em novos negócios.

É importante ressaltar que os resultados dos anúncios pagos não interferem o posicionamento nos resultados gratuitos.

Espero que tenha gostado. Esse artigo termina por aqui. E em breve trarei mais detalhes de outras ferramentas de marketing digital do Google. Curta e Compartilhe! Deixe seu comentário. Até o próximo artigo.