Pesquisa no Google: 10 dicas que você deve aprender

Conheça 10 dicas para usar o Google como um expert! As dicas vão de pesquisar frases exatas à consultar o tempo.

Por Internet 2 comentários
Pesquisa no Google: 10 dicas que você deve aprender

O Google não é o maior mecanismo de busca do mundo atoa, se você pesquisa apenas uma palavra, ele te retorna milhares de resultados em milésimo de segundos. Isso é simplesmente incrível!

O resultado da sua busca pode se tornar ainda melhor se você souber usar alguns truques e funções "escondidas" na hora da pesquisa, isso traz pesquisas mais exatas. Estes dicas vão te tornar um verdadeiro expert em busca no Google. Veja só:

1 - Pesquise uma frase exata

Colo que as palavras que você quer buscar entre aspas, "oficina da net", se o seu desejo for pesquisar uma frase exata e na ordem exata. Mas isso pode excluir resultados relevantes, se você pesquisar "Ser ou ser", na busca não aparecerá resultados de, por exemplo, "Ser ou não Ser". Faça um teste clicando aqui.

Pesquisa no Google: 10 dicas que você deve aprender

2 - Use o cache

É certo que em algum momento você vai tentar acessar um site, e ele vai estar fora do ar ou em manutenção. Se você estiver precisando de alguma informação que tenha no site, você pode tentar visualizar o site usando o cache mantido pelo Google. Para usar a função é só você digitar "cache:SITENAME" (sem aspas, e com a URL do site no lugar de SITENAME). Veja um teste, com o cache deste site, clicando aqui.

Pesquisa no Google: 10 dicas que você deve aprender

3 - Leitura grátis

Os dados da Google vão além de simples, porém completas, buscas de links e imagens na web. A Google também oferece uma grande variedade de livros sob domínio público, você pode baixá-los sem qualquer problema. Deste modo você pode ler grandes clássicos da literatura, como, sem gastar nem um tostão.

O acervo do Google, também conta com trechos de obras pagas, o que permite ao usuário ler um pedaço do livro antes de comprá-lo, isso ajuda bastante durante a compra de um livro. Acesse o Google Livros clicando aqui.

4 - Tradução rápida

O Google Tradutor é uma ótima ferramenta, isso não há como negar. O Google Tradutor está dísponivel também junto às pesquisas no Google. Usando um simples comando é possível traduzir pequenas palavras e frases direto no buscador do Google. Veja:

Pesquisa no Google: 10 dicas que você deve aprender

Para usar este recurso, use o comando "translate PALAVRA to IDIOMA" (sem aspas, palavra ou frase no lugar de PALAVRA e o idioma a ser traduzido no lugar de IDIOMA), veja o resultado clicando aqui.

5 - Páginas relacionadas

Uma forma de descobrir sites relacionados ao site que você gosta ou costuma visitar, é usando este recurso da Google. Esse recurso é bastante fácil, assim: "related:URL" (sem aspas, colocando a URL após related), por exemplo, assim "related:www.oficinadanet.com.br".

6 - Pesquise preços

Se você está à procura de um novo smartphone, de um computador, de um sofá, etc.. saiba que você pode usar o Google para fazer uma pesquisa de preço em várias lojas online. Para realizar esta busca é muito simples, basta você pesquisar o nome do produto e clicar, em seguida, na em "Shopping".

Pesquisa no Google: 10 dicas que você deve aprender

Feito isso você verá uma lista de produtos encontrados com a palavra inserida na busca em diversas lojas online, assim como no exemplo da imagem acima. Na barra lateral esquerda, é possível filtrar os resultados por loja ou preço.

7 - Filtros de busca

O Google já usa sua localização e o idioma do seu navegador para organizar melhor os resultados das buscas. Porém, você também pode incluir filtros de idiomas, país, data e localização, em buscas de links. Quando você vai pesquisar imagens também é possível adicionar filtros de tamanho, cor, tipo e tempo.

É muito simples usar esses filtros, é só realizar uma busca e clicar em Ferramentas de pesquisa.

Pesquisa no Google: 10 dicas que você deve aprender

8 - Conversões monetárias

No Google você também pode fazer conversões monetárias. Por exemplo, "50 dollars to real".

O comando é bem simples, porém o nome da moeda deve estar em inglês. Digita-se primeiro o valor (50 dollars) + to + o nome da moeda de saída (real).

Pesquisa no Google: 10 dicas que você deve aprender

9 - Verifique o clima

O buscador da Google tem várias funções especiais, além de realizar buscas. E mais uma, é a possibilidade de ver o clima de sua cidade. É bem rápido e simples fazer essa consulta meteorológica, basta digitar clima seguido do nome de sua cidade. Assim como na imagem abaixo:

Pesquisa no Google: 10 dicas que você deve aprender

10 - Pesquise definições

Você pode consultar definições de palavras ou expressões rapidamente colocando o comando define: antes de qualquer palavra, no campo de busca do Google. Como, por exemplo, "define:php" (sem aspas).

Pesquisa no Google: 10 dicas que você deve aprender

Extra: Além dos vários truques que o gigante da busca tem "escondidos" no seu buscador, ele ainda gosta de fazer várias brincadeiras. Pesquise os termos "tilt", "do a barrel roll", "answer to life, the universe and everything" e/ou "Google gravity" (clique no estou com sorte) e descubra algumas brincadeiras da Google.


Você sabe de alguma outra ferramenta ou serviço legal que o Google tem? Deixe seu comentário.

Compartilhe com seus amigos:
Mais sobre: google, dicas, truques, usar, melhor
Gabriel Philipe
Gabriel Philipe Cursando o último ano do ensino médio, sou apaixonado por tecnologia, especialmente a mobile. Gosto muito de escrever. Aspirante a Programador Web.
FACEBOOK //
Quer conversar com o(a) Gabriel, comente:
Carregar comentários
Últimas notícias de Internet
  • Emoticons no teclado

    Emoticons no teclado

    Aprenda como fazer emoticons para Facebook e Twitter. Aprenda como usar os emoticons dos principais sites de relacionamento e alguns outros genéricos usando a tecla Alt

  • Correios anunciam fim da greve

    Correios anunciam fim da greve

    Ontem foi decidido, cumprindo a determinação do Tribunal Superior do Trabalho (TST), através de assembleias realizadas por todo o país, que os Correios encerraram a paralização a partir das 22h. Confira os detalhes!

  • Os 10 maiores canais do YouTube no mundo e no Brasil

    Os 10 maiores canais do YouTube no mundo e no Brasil

    Organizamos algumas listas com os 10 maiores canais do YouTube por diferentes perspectivas. Atualizado dia 29 de agosto de 2019. São quatro listas, duas a nível mundo, duas a nível Brasil.

  • As melhores ferramentas para encontrar passagens aéreas baratas em 2019

    As melhores ferramentas para encontrar passagens aéreas baratas em 2019

    Existem certamente mais de 100 mecanismos de busca de voos, mas qual é capaz de trazer os melhores para preços e voos flexíveis? Se você está programando sua próxima viagem, aqui você terá as melhores dicas e as melhores ferramentas para isso.

  • Internet 4G da Oi é medíocre quando comparada a Tim, Claro e Vivo

    Internet 4G da Oi é medíocre quando comparada a Tim, Claro e Vivo

    A internet 4G está crescendo no Brasil, mas ainda é um problema nas zonas rurais do país. Nas zonas urbanas, é possível ter uma boa conexão estável oferecida pela Claro, Tim e Vivo. A Oi ainda é um problema.

  • O que é um roteador ou acess point (AP) dual band?

    O que é um roteador ou acess point (AP) dual band?

    Está cada vez mais comum planos de internet fixa com velocidades acima de 100MB com tecnologia de fibra ótica. Ao mesmo tempo, conteúdos veiculados por streaming estão ficando cada vez mais comuns. Para isso é necessário o dual band, conheça!

  • Saiba a diferença entre internet ADSL, HFC e GPON (fibra)

    Saiba a diferença entre internet ADSL, HFC e GPON (fibra)

    No intuito de esclarecer as dúvidas quanto a tecnologia de internet fixa utilizada pelas operadoras de telecomunicações, iremos abordar neste artigo sobre as principais diferenças entre a tecnologia ADSL, HFC e fibra.

  • Claro Flex é "barato" por apenas três meses?

    Claro Flex é "barato" por apenas três meses?

    O novo plano controle Claro Flex, que é uma promoção muito interessante da operadora, disponibilizando até 10GB de internet por mês a baixo custo, teve seu regulamento reformulado.