O Google não é o maior mecanismo de busca do mundo atoa, se você pesquisa apenas uma palavra, ele te retorna milhares de resultados em milésimo de segundos. Isso é simplesmente incrível!

O resultado da sua busca pode se tornar ainda melhor se você souber usar alguns truques e funções "escondidas" na hora da pesquisa, isso traz pesquisas mais exatas. Estes dicas vão te tornar um verdadeiro expert em busca no Google. Veja só:

1 - Pesquise uma frase exata

Colo que as palavras que você quer buscar entre aspas, "oficina da net", se o seu desejo for pesquisar uma frase exata e na ordem exata. Mas isso pode excluir resultados relevantes, se você pesquisar "Ser ou ser", na busca não aparecerá resultados de, por exemplo, "Ser ou não Ser". Faça um teste clicando aqui.

2 - Use o cache

É certo que em algum momento você vai tentar acessar um site, e ele vai estar fora do ar ou em manutenção. Se você estiver precisando de alguma informação que tenha no site, você pode tentar visualizar o site usando o cache mantido pelo Google. Para usar a função é só você digitar "cache:SITENAME" (sem aspas, e com a URL do site no lugar de SITENAME). Veja um teste, com o cache deste site, clicando aqui.

3 - Leitura grátis

Os dados da Google vão além de simples, porém completas, buscas de links e imagens na web. A Google também oferece uma grande variedade de livros sob domínio público, você pode baixá-los sem qualquer problema. Deste modo você pode ler grandes clássicos da literatura, como, sem gastar nem um tostão.

O acervo do Google, também conta com trechos de obras pagas, o que permite ao usuário ler um pedaço do livro antes de comprá-lo, isso ajuda bastante durante a compra de um livro. Acesse o Google Livros clicando aqui.

4 - Tradução rápida

O Google Tradutor é uma ótima ferramenta, isso não há como negar. O Google Tradutor está dísponivel também junto às pesquisas no Google. Usando um simples comando é possível traduzir pequenas palavras e frases direto no buscador do Google. Veja:

Para usar este recurso, use o comando "translate PALAVRA to IDIOMA" (sem aspas, palavra ou frase no lugar de PALAVRA e o idioma a ser traduzido no lugar de IDIOMA), veja o resultado clicando aqui.

5 - Páginas relacionadas

Uma forma de descobrir sites relacionados ao site que você gosta ou costuma visitar, é usando este recurso da Google. Esse recurso é bastante fácil, assim: "related:URL" (sem aspas, colocando a URL após related), por exemplo, assim "related:www.oficinadanet.com.br".

6 - Pesquise preços

Se você está à procura de um novo smartphone, de um computador, de um sofá, etc.. saiba que você pode usar o Google para fazer uma pesquisa de preço em várias lojas online. Para realizar esta busca é muito simples, basta você pesquisar o nome do produto e clicar, em seguida, na em "Shopping".

Feito isso você verá uma lista de produtos encontrados com a palavra inserida na busca em diversas lojas online, assim como no exemplo da imagem acima. Na barra lateral esquerda, é possível filtrar os resultados por loja ou preço.

7 - Filtros de busca

O Google já usa sua localização e o idioma do seu navegador para organizar melhor os resultados das buscas. Porém, você também pode incluir filtros de idiomas, país, data e localização, em buscas de links. Quando você vai pesquisar imagens também é possível adicionar filtros de tamanho, cor, tipo e tempo.

É muito simples usar esses filtros, é só realizar uma busca e clicar em Ferramentas de pesquisa.

8 - Conversões monetárias

No Google você também pode fazer conversões monetárias. Por exemplo, "50 dollars to real".

O comando é bem simples, porém o nome da moeda deve estar em inglês. Digita-se primeiro o valor (50 dollars) + to + o nome da moeda de saída (real).

9 - Verifique o clima

O buscador da Google tem várias funções especiais, além de realizar buscas. E mais uma, é a possibilidade de ver o clima de sua cidade. É bem rápido e simples fazer essa consulta meteorológica, basta digitar clima seguido do nome de sua cidade. Assim como na imagem abaixo:

10 - Pesquise definições

Você pode consultar definições de palavras ou expressões rapidamente colocando o comando define: antes de qualquer palavra, no campo de busca do Google. Como, por exemplo, "define:php" (sem aspas).

Extra: Além dos vários truques que o gigante da busca tem "escondidos" no seu buscador, ele ainda gosta de fazer várias brincadeiras. Pesquise os termos "tilt", "do a barrel roll", "answer to life, the universe and everything" e/ou "Google gravity" (clique no estou com sorte) e descubra algumas brincadeiras da Google.


Você sabe de alguma outra ferramenta ou serviço legal que o Google tem? Deixe seu comentário.