Testar diferentes técnicas de marketing digital podem trazer sucesso para o seu negócio. Não importa o tamanho ou faturamento da sua empresa, adotar as melhores práticas de mercado podem te levar em direção a leads qualificados e consequentemente boas vendas.

Enquanto o marketing de conteúdo, e-mail marketing e mídias sociais já são conceitos bem estabelecidos, o inbound marketing ainda está ganhando espaço no mercado, principalmente com aqueles que possuem interesse em vender seus produtos online. Se feito da maneira correta, você será capaz de atrair bons clientes e consequentemente maximizar o faturamento do seu blog, e-commerce ou site.

O que é inbound marketing
O que é inbound marketing

Mas afinal, o que é inbound marketing?

Inbound Marketing é um conjunto de técnicas para permitir que negócios otimizem suas estratégias de marketing e encorajem pessoas a comprar seus produtos e serviços. Na prática, Inbound Marketing visa gerar valor para potenciais clientes online.

Como funciona?

Inbound marketing utiliza conteúdo de alta qualidade como postagens em blog, páginas de destino, e-books, webinars e outros formatos para divulgar marcas e criar confiança com uma audiência virtual. A estratégia gira em torno de fornecer informações valiosas, dicas e outros formatos de conteúdo que aumentem o awareness da marca entre potenciais clientes e os encoraje a experimentar novos produtos e marcas.

Abaixo separamos algumas dicas de Inbound Marketing para o seu site:

1 - Crie conteúdo de qualidade

Crie conteúdo original, inspirador e único para que a sua estratégia de Inbound funcione. Tenha certeza do seu conteúdo estar bem direcionado para seus potenciais clientes e focado nos seus interesses.

2 - Converse através de e-mail marketing

Crie lista de marketing por email através da inclusão de formulários de captura de leads em seu site. Em seguida, crie newsletters profissionais e mantenha sua lista de e-mails sempre aquecida com alguma novidade sobre o seu serviço. Pense em uma forma de engajamento constante com a sua base, quase que como uma plataforma de CRM.

Crie títulos de e-mail atrativos e envie e-mails no momento mais apropriado para seus clientes.

3 - Utilize imagens e vídeos

Adicione elementos para atrair e estimular mais visitantes para o seu site. Utilize imagens, ilustrações, infográficos, vídeos e slides para garantir que a sua marca esteja se diferenciando do restante dos conteúdos. Importante! Lembre-se de sempre trabalhar seu conteúdo em format mobile.

4 - Foque em Call-to-action fortes

Sempre trabalhe com CTA's claros e que indicam para seu leitor o que fazer e que ações são esperadas dele.

5 - Acompanhe a performance das suas campanhas de marketing

Colete dados e análise a fundo a performance da sua estratégia de marketing. Quais campanhas são mais eficientes, quais geram melhores clientes (de maior Life time value), quais possuem maior oportunidades de crescimento e etc.

6 - Testes AB

Depois de ter coletado dados e gerado suas primeiras conclusões, realize testes ab com variações de campanhas, mudanças de conteúdo, títulos e templates de e-mail, páginas de destino, a cor do botão e etc.