Como montar um bom planejamento estratégico digital?

Em todas as minhas aulas tenho enfatizado com os meus alunos que vamos sempre falar de 4 conceitos muito forte dentro do processo de planejamento, conceitos que sem eles

Por | @plannerfelipe Marketing Digital

Em todas as minhas aulas tenho enfatizado com os meus alunos que vamos sempre falar de 4 conceitos muito forte dentro do processo de planejamento, conceitos que sem eles, dificilmente o planejamento vai ser de forma a dar bons resultados ao cliente, afinal, dar bons resultados ao cliente é missão do profissional de planejamento, certo?

Para chegarmos ao famoso ROI, é preciso construir uma história. Planners controem histórias, suas missões, são construir histórias de sucesso, ao contrário de Hollywood que tem 2 horas para contar uma grande história no cinema, os planners tem mais tempo, as vezes anos para contar uma história em diversas mídias como Redes Sociais, TV, Jornal, site e até o próprio cinema. Faz parte do nosso trabalho contar boas histórias para convencer nosso consumidor de que a marca com a qual estamos trabalhando vai realmente resolver o problema dele, seja esse problema qual for.

Como montar um bom planejamento estratégico digital?

PESQUISAS: Sem uma pesquisa, planners não tem um direcionamento de onde ir. Pesquisamos antes, durante e principalmente depois, da campanha está no ar. Somos responsáveis pela performance da marca, logo, devemos avaliar a marca dia-a-dia. Planners identificam problemas de marca, as vezes antes mesmo dos gestores dessa marca, e parte disso se deve a essas constantes e importantes pesquisas. O importante é que mesmo você sendo um ou uma planner digital, as pessoas estão na rua, logo, é para lá que você deve ir pesquisar! 

CONSUMIDOR: O que adianta comunicar se você não sabe para quem falar? Entender o comportamento do consumidor é uma das coisas mais importantes para o planner, na minha modesta opinião, é o fator de diferencial para o sucesso de uma campanha. Uma campanha na TV Globo, com a mensagem errada, não vai trazer efeito a sua marca, uma campanha bem feita gastando R$ 200,00 nos Links Patrocinados do Google talvez possam gerar mais resultados. É fundamental entender o perfil do consumidor e que isso vai além do: Sexo, Idade, Classe Social. Isso já foi perfil de consumidor, hoje, os planners precisam ir além, saber o que, como e por que compram? Como pesquisam? Que mídia consome? O que fazem nos horários livres? Saber mais sobre quem é esse consumidor e como impactá-lo, como conquistar o coração desse consumidor. 

RELACIONAMENTO: Cada vez mais as pessoas querem se relacionar com as marcas. Querem saber mais de produtos e serviços. Querem saber a opinião das outras pessoas, querem viver o mundo das marcas. As pessoas querem falar e serem ouvidas, querem fazer um post no Facebook e que a marca responda. E rápido. Vivemos a era do My Midia, ou seja, o consumidor consome a mídia que ele quer. Entrou no site, não gostou sai. Gostou, vira favorito. As pessoas buscam o que as marcas escrevem pois querem saber mais sobre o que vão consumir.

CONTEÚDO: É o que move a internet. Ninguém segue Twitter parado, ninguém compra smartphone por que ele é bonito e sim por que ele acessa a Internet. Estamos buscando conteúdo de marcas, de pessoas, de veículos. A web é um canal onde a informação circula de forma muito rápida. Pessoas leem uma noticia, comentam, compartilham, se engajam. A informação chega as nossas mãos em minutos. As pessoas buscam minuto a minuto conteúdo. 

Agora, o planejamento é com você!

Mais sobre: planejamento, marketing digital
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