Finalmente a última versão do Windows foi disponibilizada para instalação. Nós aqui do Oficina da Net já fizemos os updates e o primeiro material você começa a ler agora.

Não esqueça de deixar no final do post os seus comentários. Queremos muito saber o que você está achando dessa nova versão do SO mais usado no mundo.

Instalação

O download já havia sido realizado previamente e por isso nem precisamos aguardar pelo download dos mais de 5GB do sistema operacional. Foi só clicar e sair instalando.

Windows 10 - Primeiras impressões

O processo de instalação começou exatamente às 9:15 da manhã e se estendeu até às 10:37. Foi 1:22 hora de instalação, tempo grande, visto que o Windows 7 instalava em bem menos do que isso, porém, uma ressalva: Nossa versão não foi formatada (como essa do W7 que eu estava acostumado a fazer e decorei o tempo de instalação), mas sim atualizado, o que demanda mais tempo para que tudo seja otimizado, as configurações antigas sejam substituídas pelas novas, apps, menus, etc.

O mais importante de tudo é que se você, assim como eu e 99,99% dos usuários do Windows 10, está atualizando para o novo sistema e não uma "instalação nova", pode ficar tranquilo. Seus arquivos serão mantidos tal qual você os deixou. Arquivo por arquivo.

Sistema

O que chama a atenção logo de cara foi o visual redesenhado em suas sutilezas, cores, ícones e contexto de menus e Windows Explorer.

Windows 10 - Primeiras impressões

Exibição de imagens também está com uma cara diferente e com informações e opções. Da mesma forma o recurso de alternar entre janelas com o atalho alt + tab foi remodelado.

Novo alt + tab

Novo "alt + tab"

A barra do sistema agora contém a própria barra de pesquisa. É só clicar ali, digitar os termos a serem buscados e ver os resultados correspondentes no seu pc e também na web. Ali no lado da busca há também um botão para você enviar comentários diretamente para a Microsoft e o menu do Cortana, o assistente de voz da Microsoft, ainda não disponível para o nosso idioma.

Windows 10 - Primeiras impressões

A maior novidade de todo o sistema operacional, que a Microsoft se viu obrigada a reimplantar após milhares de críticas foi a volta do menu inicial no formato lista. O menu dinâmico que existia no Windows 8 saiu de cena, ou bem, em partes. Ainda é possível "alfinetar" programas e tarefas e montar seu menu inicial com facilidade como no W8, mas com a cara do Windows anteriores (que também permitiam a personalização, mas era mais feio e complicado).

Windows 10 - Primeiras impressões

Definir as configurações do sistema parece estar muito mais fácil agora. Reunidas sob o nome de "Configurações", o antigo "Painel de Controle". Reunidos, aparentemente, em bem menos opções, configurar seu computador agora será bem simples do que nunca.

Windows 10 - Primeiras impressões

Central de ações

O Windows agora conta com uma central de ações. Fica localizada ali do lado da hora, um ícone daqueles balõezinhos de texto. Clique e você verá um resumo do que precisa ser observado no seu sistema (provavelmente mensagens como backup e outras aparecerão por aqui) além de opções úteis como conexões de áudio e vídeo com dispositivos sem fio, notas, redes VPN, etc.

Um parente próximo daquele menu que aparecia no W8 quando colocávamos o mouse no canto superior direito do desktop e agora não existe mais.

Windows 10 - Primeiras impressões

Visão de tarefas

Esse é mais um dos recursos que parece ter vindo de inspiração de terceiros. Trata-se de uma função onde você pode criar N desktops, e manter, em cada um deles uma estação de trabalho diferente. Cada estação tem suas próprias janelas, abas e programas rodando.

Por exemplo: no meu desktop 1 estava com o Skype e o iTunes abertos, ao mudar para o desktop 2 o iTunes continuou reproduzindo a música e o Skype continuou rodando, mas eu não os podia acessar, nem pelo alt + tab, muito menos pela barra de tarefas.

O recurso, como disse, penso ter sido inspirado nos sistemas Linux que já apresentam a possibilidade de diversas estações de trabalho há anos. Criação própria ou não, ponto a favor pro Windows 10. Para acessá-lo vá clique na barra de tarefas mostrado abaixo.

Windows 10 - Primeiras impressões

Navegador

O novo navegador, que não mais se chama "Spartan" e sim "Microsoft Edge" agora é mais integrado ao sistema Windows. Dentro dele você pode fazer diretamente "anotações web", com recursos como recortes, anotações, borracha, escrever na tela, etc.

Outra coisa legal é que ao abrir uma janela do navegador você será inundado - no bom sentido - com um feed de notícias. Bem melhor e mais moderno que a página inicial do Internet Explorer que abre/abria a home do Msn.

Coisas aleatórias

Na categoria "coisas aleatórias" deu para notar que os atalhos do Windows permaneceram os mesmos. E outra: o contraste está muito mais acentuado. Textos no Word e fonte em geral estão muito mais gostosos de serem lidos.

Se você gosta de jogar no Windows, uma má notícia, pelo menos se você curte os games que acompanham a máquina, como Free Cell e Paciência. Seguindo a tendência de transformar tudo em dinheiro, a parte de jogos do W10 virou uma extensão do Xbox Live e agora oferece propagandas e te obriga a assistir vídeos de propaganda entre uma partida e outras.

A versão mobile ainda não chegou, ao menos não ao Lumia 730 que estamos testando para mais 1 review. O smartphone ainda está na versão 8.1. Uma pena, pois o novo sistema de integração entre plataformas promete ser o melhor até hoje. Por enquanto apenas o print do menu de sincronização.

Windows 10 - Primeiras impressões

Por enquanto ainda não encontramos problemas de compatibilidade com navegadores, editores de imagens, enfim, programas em geral, mas a equipe do Oficina da Net já está preparando um post contínuo e atualizado diariamente onde colocaremos todos os bugs que encontrarmos e o mais importante: como saná-los.

Bom pessoal, essas foram as minhas primeiras impressões. Espero que te ajude na dúvida de instalar ou não, esperar mais ou sair clicando no "avançar" agora mesmo. Posso dizer que até agora estou gostando bastante, o sistema está mais bonito e funcional, com o tempo veremos se é mais rápido e seguro.

Deixe nos comentários abaixo o que você está achando da sua experiência com o W10 ou faça uma pergunta e eu responderei rapidinho. Gostou? Ou acha que ele vai parar no cemitério da marca de Bill Gates? E não esqueça: A partir de hoje o Oficina passa a receber dezenas de matérias e tutoriais sobre o Windows 10. Tudo que você precisa saber para dominar o novo SO, desde a instalação até uso avançado das ferramentas.

Até lá.