Após anunciar que o Windows não passará do 10, a Microsoft apresentou nesta semana detalhes a respeito do seu novo sistema operacional Windows 10 e suas diferentes versões. Ao estilo que fez com versões anteriores, como por exemplo, o Windows 7 e 8, a Microsoft também irá comercializar o Windows 10 em partes, sendo elas: Windows 10 Pro e Windows 10 Home. O Windows 10 Pro, será destinado para PCs, tablets e dispositivos híbridos, já o Windows 10 Home para os usuários caseiros de PCs e tablets.

Já para o mercado corporativo, a empresa de Redmond reservou três versões de seu mais novo sistema: Windows 10 Enterprise, Windows 10 Mobile Enterprise e Windows 10 Education. Conforme já anunciado anteriormente, o Windows Phone mudará de nome e passará a ser conhecido como Windows 10 Mobile, sendo distribuído para tablets e smartphones.

Leia também:

Além destas novidades, a companhia também confirmou que irá liberar o upgrade gratuito para seus consumidores, o vice-presidente corporativo de Windows e search da Microsoft, Tony Prophet, declarou no blog da empresa que "De acordo com o anunciado no início do ano, esta será a primeira vez que iremos oferecer versões completas do Windows 10 de forma gratuita, para os dispositivos que já possuem o Windows 7, Windows 8.1, Windows Phone 8.1 que se qualificarem para realizar o upgrade".

Você é usuário do Windows 8 ou 8.1? Então confira nosso Guia do Windows 8.

De acordo com o blog de Prophet, os usuários do Windows 8 precisam primeiro migrar para o Windows 8.1 para só depois conseguir migrar para o Windows 10. Em relação à forma de como será feito o update para os usuários do Windows 7, a empresa não quis dar mais detalhes. Vale ressaltar que este update gratuito será permitido apenas dentro do período de um ano após o lançamento do Windows 10.

O Windows 10 chega em julho para 190 países.