Já não é novidade que um novo sistema operacional da Microsoft está chegando, e com ele o novo DirectX 12 será a combinação perfeita para o melhor desempenho que um sistema operacional pode oferecer, principalmente quando o assunto são games.

Para conferirmos as novidades, instalamos o Windows 10 em uma de nossas máquinas, dessa maneira, descobrimos quais são as maiores novidades do SO, no entanto, não tivemos a oportunidade de utilizá-lo em um teste para games, pois infelizmente não temos à disposição um hardware potente o suficiente para rodarmos jogos consideravelmente bons que nos forneçam um veredito.

Falando sobre a parte gráfica, este parece ser o ponto fraco do Windows 10 em sua versão de testes, afinal, ainda existem vários fatores que dificultam o processamento de dados tão pesados, como, por exemplo, drivers de hardware que ainda conflitam com o novo SO, que está tendo versões distribuídas para desenvolvedores melhorarem a compatibilidade. Crashes e travamentos são constantes tanto em jogos quanto programas que exigem um maior processamento gráfico.

Se o grande problema do Windows 8 era a dificuldade de navegação, que fez chover críticas no colo de Bill Gates, parece que tais reclamações foram ouvidas e a navegação voltou a ser bastante parecida com o que tínhamos no Windows 7, isso se não estiver mais fluída do que nunca. Agora o menu iniciar voltou, os botões de opções do Windows não estão mais escondidos no canto direito da tela, o que era chato, afinal, quem não conhecia o W8 antes de utilizá-lo pela primeira vez, deve ter passado um bom tempo procurando uma maneira de desligar o computador.

Acesse o Guia do Windows 8.

Uma das grandes novidades e um ponto bastante positivo é a facilidade de encontrar ferramentas e arquivos, afinal, se você não sabe onde o que você procura está, basta digitar o nome da aplicação na barra de pesquisa ao lado do menu iniciar e a mágica está feita.

Enquanto a acessibilidade tornou-se uma das "novidades boas", outra novidade acabou sendo um tanto quanto inútil ao meu ver, o botão de "múltiplas áreas de trabalho". Qual é a verdadeira utilidade de várias áreas de trabalho no mesmo monitor? A não ser que você queira abrir pelo menos uns dez programas diferentes e deixá-los organizados por estas áreas de trabalho, não existem maiores motivos para utilizar a opção.

A tela de aplicações do Windows foi retirada quase completamente, agora as notícias, e-mails e aplicativos estão localizados no canto direito do menu iniciar, onde não são tão chatos quanto eram no Windows 8. Caso você tenha aplicativos demais, eles ficarão escondidos em uma aba acionada pelo botão "Todos os Aplicativos".

Desligar o Windows também não será o prêmio de uma "caça ao tesouro" novamente, ela voltou a aparecer no menu iniciar, onde também é possível trocar a conta de usuário como era feito no Windows 8 ao apertarmos o botão Windows do teclado.

Quanto ao design, o estilo proposto pelo Wndows 8.1 continua predominante, alguns dos ícones do SO mudaram, mas nenhuma mudança foi grande o suficiente para não parecer com o seu antecessor, afirmação que acabei comprovando quando colegas me perguntaram se eu não iria instalar o Windows 10 em minha máquina, mesmo depois de instalado.

O que nos deixa mais empolgados a respeito do sistema operacional não é apenas o novo DirectX ou o desempenho melhorado, mas também o novo navegador anunciado pela Microsoft como substituto do Internet Explorer, o Spartan, que infelizmente ainda não tivemos o prazer de testar, pois ainda não recebemos a build 10049.

Assim que tivermos em mãos a última versão do SO disponibilizada para usuários inscritos no Windows Insider Program, com certeza traremos nossas primeiras impressões do Project Spartan e todas as outras mudanças que o Windows 10 sofrer, por isso, aguarde!