O Windows 10 chegará também para smartphones, revelou a própria Microsoft. Como diferencial, com especificações mais simples de hardware, próprias para aparelhos mais básicos. As declarações foram feitas em um tuíte de Joe Belfiore, executivo da Microsoft responsável pelas versões móveis do Windows, no último domingo (8).

Conforme o executivo, a companhia está trabalhando para trazer o Windows 10 para smartphones com 512 MB de memória RAM. Na declaração ele ressalta que, "a disponibilidade de recursos pode variar". No entanto, Belfiore não revela quais as funções serão extintas e se a versão mais simples do sistema operacional será disponibilizada para todos os aparelhos com 512 MB, ou apenas para alguns modelos.

Em uma ocasião recente, a Microsoft anunciou que os aparelhos Lumia com Windows Phone 8 serão atualizados para o Windows 10. O executivo ressalta agora que a Microsoft tem a "ambição" de levar o Windows 10 para aparelhos de baixo custo.

A lista de aparelhos compatíveis com o Windows 10, bem como as funcionalidades que estarão disponíveis devem ser apresentadas ainda neste mês, quando a companhia irá liberar a versão beta do sistema para os smartphones.