Enviado pela assessoria de imprensa da Microsoft o 535 é um aparelho para quem quer ser introduzido ao Windows Phone, que vem com a versão 8.1 instalada. Para mim que já fui usuário de iOS, passei para Android, agora usuário Windows Phone foi um pouco desajeitado, alguns aplicativos que uso diariamente me faltam, como os do Google, (Gmail, Youtube, Chrome, Google Maps, Backup de fotos pelo Google+). Em compensação, a integração do email foi fácil e já puxou todos os meus contatos da conta de email para minha lista de Pessoas. 

Alguns problemas que preciso relatar sobre o SO, quando carregando, o teclado parece que perde um pouco do seu sistema sensorial, com frequência aperto duas teclas ao invés de uma, o que ao digitar uma senha ou um email pode ser frustrante. A falta de integrações com apps do Google, que é a minha conta de email que uso diariamente fez com que tivesse que fazer login diversas vezes, visto que ele não loga no navegador com minha conta, preciso digitar toda santa vez. 

Veja mais reviews:

E não me questione por não ter um email da MS, eu uso Gmail, é onde todos meus contatos estão, é onde meus clientes, amigos e conhecidos sabem o meu email, é onde integro minha agenda, contatos, emails, fotos e meus documentos. Mesmo se não fosse utilizar apenas como teste o Windows Phone, jamais trocaria de fornecedor de email, pelos quesitos acima citados. Se o Google não quer criar os apps para a plataforma WP é por que tem os motivos deles e não vem ao caso, mas fazem uma falta tremenda.

[CATEGORIA]71[/CATEGORIA]

O aparelho é todo revestido de plástico e com a frente de vidro. A capa de plástico branca, na versão que testamos, envolve praticamente todo o telefone, como é característica dos Lumias. Sabe que eu realmente gosto do modelo da Microsoft, é confortável para utilizar. A capa traseira vem nas cores, branca, laranja, azul, verde e preta. 

Na parte frontal temos a tela de vidro de 5 polegadas, protegida com Gorilla Glass 3, a logo da MS centralizada e a câmera frontal que é de 5MP.

As dimensões são de 140.2 x 72.4 x 8.8 mm, pesando 146 gramas.

Na visão superior temos a entrada de fone de ouvidos.

Na parte traseira, vemos a câmera principal de 5MP junto com o flash. Abaixo a logo da Microsoft no local onde sempre está. Mais abaixo tem o alto falante. Na lateral os botões de volume e liga/desliga. E por fim a na parte inferior temos a entrada USB/carregador.

Veja a foto comparativa entre o Lumia 535 e o 435:

[CATEGORIA]72[/CATEGORIA]

O hardware é modesto, com processador da Qualcomm MSM8212 Snapdragon 200 de 1.2GHz Quad Core, GPU Adreno 302, 1GB de memória RAM, 8 GB de memória interna, com expansão de até 128GB com cartão Micro SD que tem slot próprio. Vem com conectividade Quad band (850/900/1800/1900), com Dual SIM no formato MicroSim. Destaco nele a expansão que é bastante alta. 

[SPEC]14515,13639[/SPEC]

Tela

A tela como já mencionei acima, de 5 polegadas IPS LCD, com Gorilla Glass 3, multitouch. Peca na resolução de 540x960 px, e apenas 220 ppi. A tela não é boa, poderiam ter feito mais pontos por polegada, tornaria a imagem mais nítida, ela realmente é fraca, parece aparelhos de antigamente. 

Câmera

O legal da câmera é que tanto a frontal quanto a traseira tem 5MP. Esta qualidade para uma câmera frontal é difícil de se ver nos aparelhos concorrentes. A resolução da foto da câmera traseira é de 2592 x 1944 px, tem foco automático, Flash por LED, não tem HDR nas fotos.

Veja dois exemplos de fotos tiradas com o smartphone, ao sol, sem edição:

O vídeo tem resolução de 848 x 480 px, com 30 fps, o mesmo para a câmera frontal. 

O que podemos avaliar das câmeras é que tanto a frontal quanto a traseira tem qualidades semelhantes, não são muito boas, mas para o valor do aparelho a frontal é bem boa.

Bateria

A bateria é de lítio, com amperagem de 1905 Mah. Tem autonomia de 780 minutos de conversação, e 552 horas em standby. Dou um destaque a bateria, com um uso relativamente constante, ela durou 2 dias inteiros. Realmente a bateria foi algo positivo, com uso moderado dura entre 2 a 3 dias.

Conectividade

O smartphone conta com Wi-Fi no formato 802.11 b/g/n, bluetooth 4.0, entrada Micro USB 2.0, A-GPS/GLONASS. A rede de dados pega os sinais: GPRS, EDGE, UMTS, HSDPA, HSUPA, HSPA+.

Os sensores presentes são acelerômetro, sensor de proximidade e conta com um microfone extra para controlar a redução de ruído nas chamadas. 

Como extras podemos falar da Rádio FM, DLNA e que ele funciona como Hotspot Wi-Fi. 

Teste com AnTuTu Benchmark:

O teste que fizemos com o AnTuTu, que é o app que costumamos usar para testar, o aparelho recebeu a pontuação de 11761 pontos, ficando abaixo dos concorrentes Zenfone 5, Moto G, Blu Life 8 e até mesmo do Moto E 2 geração

[CATEGORIA]73[/CATEGORIA]

O Windows Phone é um software que vem crescendo, tem muito ainda a melhorar, mas podemos ver o considerável avanço. Talvez em aparelhos com hardware melhor ele possa ser um sistema operacional que eu usaria diariamente. As promessas que a Microsoft tem feito para o Windows 10 cria bastante expectativas em relação ao sistema. Tive alguns problemas com o teclado, quando estava carregando, com frequência ao pressionar uma tecla ele identificava dois toques. Pode ser um problema do aparelho ou algo do gênero, mas precisava frisar isto. Não tive travadas no software, o uso do Facebook e Twitter foi suave, até mesmo pro modesto hardware. 

A falta de aplicativos ainda me deixa chateado com o sistema. O Google ainda não criou apps para a plataforma, nem previsão tem, pelo que se sabe. Encontrei alguns aplicativos similares que cumpriram com as necessidades, mas não são integrados o que faz com que toda vez que acesse um dos apps, eu precise preencher a senha, e olha que minha senha é um crime de digitar no celular. 

Além dos apps tradicionais de qualquer smartphone, como agenda, calendário, etc. o Lumia conta com uma série de aplicativos exclusivos da Microsoft. Por exemplo, o pacote Office, um ótimo recurso pra quem usa o smartphone para trabalho. Com o Excel, por exemplo, você poderá editar suas planilhas, criar documentos no Word e até criar apresentações no Powerpoint. O melhor de tudo é que utilizando a mesma conta no desktop e no seu Lumia, os arquivos que você editar no pc vão estar disponíveis na nuvem para que sejam editados também no aparelho móvel.

Um recurso legal é o "Projetar minha Tela". Com ela você pode conectar seu smartphone a um projetor por bluetooth, por exemplo, e utilizá-lo para apresentações, slideshows, jogos, etc.

[CATEGORIA]74[/CATEGORIA]

[BUY]14515,true[/BUY]A minha visão que tenho atualmente sobre o WP é que é um sistema operacional bom para celulares, está evoluindo bastante, tem muito ainda a melhorar, mas a MS sabe o que faz, vem se mostrando uma empresa competitiva, inovadora e bem querida por seus fãs. Acredito muito no potencial do WP, principalmente com todas as promessas de melhorias e integrações com o Windows 10. Atualmente considero ele uma versão inicial, com problemas de uso, dificuldades em realizar algumas tarefas, mas a adaptação minha seria fácil. 

Para o aparelho, o hardware dele como é de entrada, não podemos exigir muito, para quem quer iniciar sua vida em smartphones, a compra é válida. Você conseguirá fazer atividades diárias sem problemas.

[relatorio]