O que acontece quando clico em pesquisar? Porque os links estão organizados desta ordem? Como sei que o que eu procurei é o que o Google Pesquisa me mostrou como resultado? Esse artigo explicará as etapas de pesquisa no Google, a procura por pistas sobre o seu texto, os fatores de classificação dos resultados da sua busca, as avaliações dos resultados das buscas e as plataformas disponíveis para acessar esse buscador.

Como você pesquisa no Google?


www.google.com.br pesquisando "oficina da net"

O usuário entra no site do google, www.google.com.br por exemplo, e digita o texto que deseja pesquisar. E tem como resposta uma lista de links para sites relacionados com seu texto. O Algoritmo começa a trabalhar à procura de "clues" (pistas) para melhor entender o que significa o texto que o usuário digitou. Mostro os mecanismo que contribuem para melhor "entendimento" do que o usuário está a buscar.

O mecanismo Spelling (ortografia) identifica e corrige possíveis erros de ortografia e fornece sugestões ao texto que você digitou. Isso facilita, e muito, pois há situações que o usuário não sabe com exatidão o termo que está buscando. O mecanismo Autocomplete (auto-completar) prevê o que você pode estar procurando. Isso inclui termos com mais de um significado. Isso também contribui para esclarecer aquelas pesquisas que o usuário não tem certeza do que está pesquisando.

O mecanismo Synonyms reconhece palavras com significados semelhantes. O mecanismo Qyery Understanding (compreensao da consulta) chega a significados mais exatos das palavras que você digitou. Levando em consideração não somente o significado isolado o texto buscado.

Foram criadas novas formas de busca, Search Methods (métodos de consulta), incluindo "pesquisa por imagem " e " busca por voz ". Tudo para contribuir para um resultado mais preciso do texto que o usuário buscou. O Google Instant exibe imediatos resultados enquanto você digita o que está querendo buscar.

Classificação dos Resultados da Busca

Baseado nesses "clues" (pistas), o Google Pesquisa puxa os índices relevantes. Esses resultados são ranqueados por dozentos fatores. Segue os Fatores de Classificação da sua busca no Google.

Fatores de Classificação

  • Site e PageQuality (site e página de qualidade) usa um conjunto de sinais para determinar o quão confiável, de boa reputação, ou de autoridade é uma fonte. Um desses sinais é o PageRank, um dos primeiros algoritmos do Google, que examina as ligações entre páginas para determinar a sua relevância;
  • Freshness mostra as últimas notícias e informações. Isto inclui a coleta de resultados em tempo útil quando você estiver procurando datas específicas;
  • SafeSearch (busca segura) reduz a quantidade de páginas de web adultos, imagens e vídeos em seus resultados;
  • User Context (contexto do usuário) fornece resultados mais relevantes com base nas região geográfica, histórico da web, e outros fatores;
  • Translation and Internationalization (tradução e internacionalização) Ajusta os resultados com base no seu idioma e país;
  • Universal Search (pesquisa universal) mistura de conteúdo relevante, como imagens, notícias, mapas, vídeos e seu conteúdo pessoal, em uma única página de resultados de pesquisa.

O Google consegue trabalhar os padrões de comportamento de seus usuários conforme o que se busca e quais decisões são tomadas. E com esse ranque que determina a ordenação dos links mostrados como resposta da sua pesquisa a Google negocia questões de publicidade e marketing com propostas a resultados mais precisos que anunciantes terão ao divulgarem no Google. Por isso, grande parte da receita da Google vem de publicidade. Em outro artigo trarei mais detalhes da Google.

Melhorias constantes

O Google possui o The Search Lab (laboratório de pesquisa), onde os algoritmos estão mudando constantemente. Essas mudanças começam como ideias na mente dos nossos engenheiros. Eles tomam essas idéias e experiências executadas, analisam os resultados, ajustam esses algoritmos, os executam de novo e de novo.

Existe um processo de Precision Evaluation (avaliação de precisão), onde pessoas que são treinados para avaliar a qualidade da pesquisa, avaliam a utilidade dos resultados individuais para uma determinada pesquisa. Em um ano típico , mais de 40.000 avaliações de precisão são a realizadas. Esses avaliadores seguem critérios para analisar os resultados das buscas. Veremos agora os Critérios de Avaliação de Precisão analisados nos resultados das pesquisas.

Critérios de Avaliação de Precisão

Em um Side-by-side Experiment (experimento de lado a lado), os avaliadores de revisam em dois conjuntos diferentes de resultados de pesquisa: um a partir de o velho algoritmo e um a partir de um experimental. Eles analisam os resultados e registram os feedback das diferenças. Em um ano típico, o Google avalia mais de 9.000 experimentos side-by-side (lado a lado).

Em um LIVE TRAFFIC EXPERIMENT (experiência de tráfego em tempo real), mudamos a "Search" para uma pequena porcentagem de usuários do Google e vimos como isso afeta a sua experiência. Nós cuidadosamente, analisamos os resultados para entender se a mudança é uma melhoria. Em um ano típico, mais de 7.000 experiências de "live traffic" são realizadas.

Nossos engenheiros revisaram os dados das experiências e decidem se as mudanças devem ser lançadas para todos os usuários do Google. Com base em todas essas experiências, são lançadas mais de 500 melhorias de busca em um ano típico.

INSIDE THE SEARCH LAB (dentro do laboratório de pesquisa) .. No canal da Google no YouTube tem um pequeno vídeo que mostra o trabalho realizado para melhorar a pesquisa no Google Pesquisa.

Resultados das Buscas

Os resultados do mecanismo de pesquisa podem ser mostrados  numa variedade de formas, acontecendo simultaneamente. Todo esse processamento ocorre muito rapidamente. "Tudo isso acontece em 1/8 de um segundo."

Knowledge Graph fornece resultados com base em um banco de dados de pessoas, lugares, coisas e as conexões entre eles. O Snippets mostra pequenos "previews" de informação, como o título de uma página e um texto descritivo curto, para cada resultado da pesquisa. A News inclui resultados de jornais e blogs on-line de todo o mundo. As Answers apresentam respostas imediatas e informações para coisas como o tempo, resultados esportivos e fatos rápidos. Os Videos mostram os resultados com base em vídeo com miniaturas para que você possa rapidamente decidir qual vídeo para assistir. As Images mostram os resultados com base em imagens com miniaturas para que você possa decidir qual página para visitar a partir de apenas um olhar. Existem Refinements que oferecem recursos como "Pesquisa Avançada ", pesquisas relacionadas e outras ferramentas de busca, todos os quais ajudam a filtrar ainda mais a sua pesquisa. O Voice Search com o Google Search App, basta dizer o que quiser e obter respostas faladas de volta para você. O Mobile inclui melhorias projetadas especificamente para dispositivos móveis, como tablets e smartphones.

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É isso 

Esse artigo "Por dentro do Google Pesquisa - Parte 2" Algoritmo encerra por aqui.

Vimos detalhes de como o Google Pesquisa trabalha para gerar as respostas para sua busca. Vimos quais critérios determinam o posicionamento dos links no site do Google Pesquisa. Vimos que vários fatores interfeverem como será sua resposta, como região e idioma em que usuário realiza a busca. O Google Pesquisa trabalha em constante desenvolvimento para aperfeiçoamento de pesquisa web. Temos outros assuntos ainda mais interessantes sobre o Google Pesquisa e para onde as pesquisas científicas nessa área estão caminhando, muitas delas influenciadas pelas necessidades dessa empresa que vem crescendo cada vez mais e modificando como os usuários se comportam na internet.

Continuarei o tema com o artigo "Por dentro do Google Pesquisa - Parte 3" Combate aos SPAM.

Enquanto você lia esse artigo, aproximadamente 1200 segundos, ou 20 minutos, 47.496.000 pesquisas foram realizadas no Google Pesquisa. O que nos dá, aproximadamente 39.580 pesquisas por segundo

fonte: InsideSearch