Dropbox vs Google Drive vs Amazon vs Skydrive: Qual deles é o mais rápido?

Como os serviços de computação em nuvem estão se tornando cada vez mais populares, você pode começar a se perguntar o quanto pode confiar neles quando realmente precisa? Eu decidi descobrir testando os serviços de transferência, armazenamento e backup de arquivos.

Por | @marciobohrer Internet

De muitas maneiras, obter um arquivo de um computador para vários computadores é a tarefa mais difícil para a nuvem. E porque eu gosto de usar vários computadores que executam vários sistemas operacionais, incluindo Linux, Windows e Mac, esta função é particularmente importante para mim.

Serviços em nuvem podem ficar instáveis

Eu sou bastante agnóstico quando se trata de provedores de nuvem – levando em consideração que eles são livres ou próximo disto. No entanto, como eu estava enrolado em arquivos enquanto preparava meu livro mais recente A Week at the Beach The Emerald Isle Travel Guide 2013, fiquei um pouco surpreso com os lags que enfrentei usando o serviço de transferência de arquivos baseado em nuvem.

Mais de uma vez, quando quis passar um arquivo de um computador para outro, fiquei desapontado pelos serviços. Algumas vezes, cansei tanto de esperar pela transferência do arquivo, que recorri ao pen drive.

Depois que meu livro foi publicado, eu decidi voltar e fazer alguns testes para ver quanto tempo os quatro serviços de transferência/backup em nuvem mais conhecidos do mercado demorariam para realizar o serviço de meu desejo.

Para comparar Dropbox, Google Drive, Amazon Cloud, e SkyDrive da Microsoft (hoje nominado OneDrive), comecei por um teste de transferência: Uma imagem JPEG 500K, exportada do Lightroom no meu computador equipado com Windows 8 diretamente para cada um dos quatro serviços.

Dropbox vs Google Drive vs Amazon vs Skydrive: Qual deles é o mais rápido?

Combatendo o fator de randomização

Após a execução dos testes, notei que as diferenças entre sistema operacional são aleatórias. Numa das vezes, o arquivo apareceu primeiramente na tela do meu Mac e outras vezes, na tela de meu laptop Windows 7.

A fim de eliminar as diferenças de sistema operacional, reiniciei os testes e desta vez, o cronômetro parou quando o arquivo surgiu em ambos, meu Mac e meu laptop Windows 7. Eu também fiz os testes com variedade de tamanhos e tipos de arquivos. Ao todo, foram vinte e cinco testes.

As diferenças foram significativas, se não esmagadoramente enormes. A sincronização mais rápida demorou menos de três segundos, enquanto alguns outros levaram vários minutos. A maior fatia de testes cronometrados ficou entre 10 segundos e um minuto. Outras sincronizações nunca se concluíram. Mas qual o serviço registrou o melhor desempenho com menos problemas?

Dropbox vs Google Drive vs Amazon vs Skydrive: Qual deles é o mais rápido?

E o vencedor é: Dropbox!

Dropbox acabou sendo o mais rápido em 56% dos testes. Ainda mais importante, foi mais lento apenas em 4%.

Skydrive foi o lanterna da “competição”. Foi o mais rápido somente em 12% dos testes, e mais lento, em gritantes 80% dos ensaios. Ele também teve dois arquivos que jamais apareceram no Mac e no laptop Windows 7.

O Amazon Cloud foi ligeiramente ultrapassado pelo Google Drive - que teve um arquivo que não apareceu no Mac e outro que levou muito tempo para ser concluído.

Dropbox vs Google Drive vs Amazon vs Skydrive: Qual deles é o mais rápido?

Se meus testes me convenceram de alguma coisa, é que Skydrive é um trabalho em andamento e ainda tem um longo caminho a percorrer. Com ele, tive problemas até para fazer a configuração dos testes.

Os procedimentos também revelaram uma série de resultados ímpares. Ao testar os arquivos salvos do Word, arquivos estranhos apareceram em todas os aplicativos, exceto no Dropbox. O nome dos arquivos se iniciavam com os caracteres "~ $" e alguns arquivos misteriosamente desapareceram ou, em outros casos, se moviam de pasta.

Recomendações sobre unidades em nuvem

  • Primeiro, não trate o seu programa de armazenamento em nuvem como uma enorme lixeira. Crie pastas e tentar forçar um pouco de organização em si mesmo.
  • Se você salvar um arquivo na nuvem, a fim de trabalhar com ele de outro computador, saia da aplicação ou feche o arquivo no primeiro computador depois de salva-lo na pasta.
  • Certifique-se de que você tem uma cópia local dos arquivos importantes em sua pasta de documentos (no PC) - e não apenas a pasta replicada da nuvem em seu computador. Algo indesejado pode acontecer quando os arquivos na nuvem são atualizados ou excluídos de outro computador. Talvez, quando você voltar para o PC onde o primeiro arquivo estava, você poderá ser surpreendido de forma desagradável.
  • Se você não conseguir acessar alguma pasta da nuvem em seu computador, a fim de atualizá-la, tente sair do aplicativo em nuvem ou reinicie o sistema.

Dropbox e Amazon parecem ser as soluções mais confiáveis, com ocasionais atrasos na transferência. O Google não está muito atrás, e mal posso imaginar que a Microsoft vá trabalhar duro para melhorar o Onedrive – O modelo de assinatura da empresa depende disso.

Mesmo assim, eu não tenho planos para jogar fora os meus pen drives USB.

Texto traduzido do site ReadWrite, por David Sabotta.

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