O gigante das buscas já havia datado o fim da "era" Reader e este dia chegou. A partir de hoje o Google Reader não está mais disponível no mercado, fato que abre oportunidades para outros leitores RSS se firmarem como preferência do público. Vamos ver o que há de bom nas alternativas para o consumidor de RSS.

O RSS foi criado para que os usuários pudessem ler de maneira cronologica, porém não ordenada, a conteúdo de sites e blogs de notícias. Em outras palavras, serve para você estar informado do que acontece no Oficina da Net sem precisar acessar o site todos os dias. Você pode receber este conteúdo por e-mail ou através de um leitor RSS.

Alternativas para o Reader?

Flipboard

O formato arrojado de leitor de revista digital criado para Smartphones e outros dispositivos móveis contendo Android, iOS e Windows 8 é uma boa alternativa para substituir o Google Reader. Ele agrega conteúdo das redes sociais, dos principais jornais e proporciona uma leitura bastante intuitiva. Pode migrar o conteúdo já existente no Google Reader para você não perder nada. (lembrando que este só permite que você faça esta leitura em dispositivos mobile).

Interface inovadora do Flipboard

The Old Reader

Este sim, já existe há algum tempo e ainda não tem versão mobile, entretanto, se ajusta perfeitamente ao smartphone ou tablet se acessado pelo browser. É um dos que recebeu grande parte do público recente por conta do fim do Google Reader. Ele tem a possibilidade de adicionar amigos e também de compartilhar conteúdo para estes amigos ou receber conteúdo deles.

Feedly

O Feedly surgiu como uma alternativa para ler o feed de notícias existentes dentro do Google Reader, mas como a empresa está descontinuando com o serviço, o Feedly pede passagem para assumir a posição de seu "mestre" e trabalha para andar com as próprias pernas.

O site do Feedly é bastante simples de navegar, tem design simples. Fazendo o login com sua conta no Google, o sistema faz automaticamente a atualização de seus feeds diretamente do Google Reader e ainda deseja à ele uma "aposentadoria feliz".

NetNewsWire 4

Este aplicativo está presente apenas para OS X, lembra muito um cliente de e-mail (Outlook, Gmail). Você pode organizar seus conteúdos em diversas pastas. Esta plataforma deve receber atualizações com a saída do Google Reader porque o aplicativo para iOS é dependente do funcionamento em conjunto com o Reader. De qualquer forma, se você utiliza um OS X, está é uma boa ferramenta.

NetVibes

O NetVibes é um serviço de feed mais antigo, mas que se adaptou às inovações do mercado e trás em seu site principal a opção de uma série de Widgets interconectados numa mesma interface (Facebook, Tempo, Google News, Webmail, webnote, twitter e flickr). Clicando bem em cima onde está escrito "reader", você tem acesso ao seu feed de informações dos diversos mecanismos que for de sua preferência.

Você pode fazer sua escolha, todos os exemplos citados são de fácil manuseio. Uma leve vantagem para o Feedly que desempenha muito bem o que lhe é proposto com uma interface super simples.