Uma parceria entre a Qualcomm e a Ericsson visa aprimorar o desenvolvimento de aplicações e serviços com o uso do modem multimode global, para aplicações tanto comerciais como industriais, com o objetivo de auxiliar no crescimento das tecnologias de Internet das Coisas (Internet of Things ou loT), no Brasil.

Com isso, a fabricante de chipsets reconhecida mundialmente, a Qualcomm, pretende dar início a um centro de referências para cidades inteligentes, em que as soluções obtidas através deste centro serão aplicadas em cidades brasileiras, contudo, isso vai depender de contratos com o governo local.

No Brasil, a Ericsson  conta com um Centro de Inovação que já conseguiu gerar mais de 95 patentes, a empresa tem um vasto histórico como fornecedora de infraestrutura em telecom no país. Uma fábrica da Ericsson já está instalada em solo brasileiro há mais de 60 anos, com aproximadamente 70 projetos desenvolvidos ao ano.

No entanto, as duas companhias pretendem desenvolver em conjuntos alguns projetos que visam encontrar soluções para obter melhor eficiência do uso do solo do agronegócio, no rastreamento de veículos no âmbito da segurança de cargas e transporte logístico, no serviço de monitoramento de semáforos e iluminação pública inteligente, por exemplo.

De acordo com o presidente da Ericsson Brasil, Eduardo Ricotta, "A banda larga é o ponto de partida para as cidades serem mais inteligentes. As redes móveis são a base para permear conectividade em todas as verticais da sociedade, ajudando em questões essenciais, como trânsito, segurança e educação. Não podemos nos esquecer de que a cada 10% de aumento na penetração de banda larga, há 1% de aumento no PIB de um país. Ao conectarmos o agronegócio, promovermos cidades mais inteligentes, e viabilizarmos uma plataforma de integração para os diversos elementos do ecossistema de IoT, tornamos o país economicamente mais eficiente".

Parceria
Estamos felizes em trabalhar com a Ericsson para ajudar a acelerar a adoção de aplicações de IoT para cidades inteligentes e aplicações comerciais e industriais.

Rafael Steinhauser, presidente da Qualcomm da América latina, disse "A Qualcomm Technologies entrega mais de um milhão de chipsets para Internet das Coisas por dia e está, portanto, tem amplas condições para oferecer suporte ao ecossistema brasileiro de IoT. Estamos felizes em trabalhar com a Ericsson para ajudar a acelerar a adoção de aplicações de IoT para cidades inteligentes e aplicações comerciais e industriais. Com soluções sendo desenvolvidas localmente, temos grande capacidade de atender demandas especificas dos consumidores do país".

A Ericsson já conseguiu aplicar algumas soluções com a Prefeitura de Curitiba, em que implementou o primeiro ônibus 3G da América Latina. Além disso, outro acordo com a Prefeitura de São José dos Campos teve o objetivo de formar uma aliança entre a empresa e o órgão para soluções em cidades inteligentes. Já em Goiânia, também foram implementadas algumas inovações nos transportes urbanos.