A Samsung e Qualcomm, após revelarem a expansão para a chegada do 5G, emitiram um comunicado nesta quinta-feira (22) revelando que fecharam uma parceria com o objetivo de ampliar o desenvolvimento dos processadores de 7 nanômetros que serão usados nos chipsets 5G da Qualcomm.

A tecnologia usada é a LPP (Low Power Plus) EUV de 7 nm que simplifica a fabricação e aumenta a eficiência do consumo de energia quando comparados aos processadores de 10 nn.

Samsung e Qualcomm anunciam parceria para fabricação de chips mobile 5G de 7nm.
Samsung e Qualcomm anunciam parceria para fabricação de chips mobile 5G de 7nm.

De acordo com a Samsung, o consumo de energia poderá ser 35% menor e o desempenho chega a ser 40%.

"Estamos empolgados em liderar a indústria mobile 5G com a Samsung. Ao usar a tecnologia LPP EUV de 7 nm, nossa nova geração de chipsets mobile Snapdragon 5G terá vantagens de processos aprimorados e design avançado para incrementar a experiência dos usuários com os dispositivos futuros", disse RK Chunduru, Vice-presidente sênior de cadeia de suprimentos e aquisições da Qualcomm

"Estamos felizes em continuar a expandir nossa relação com a Qualcomm Technologies em sua tecnologia 5G usando nosso processo EUV. Essa colaboração é um passo importante para nossos negócios e significa confiança no processo de tecnologia da Samsung", falou Charlie Bae, Vice-presidente executivo de vendas e marketing da Samsung.

Vale mencionar que a Samsung já iniciou a construção de uma nova fábrica de processadores 7 nm que será operada pela TMSC, a principal desenvolvedora de microchips para desenvolvedores móveis do mundo.

As duas empresas mantém uma parceria de quase dez anos no desenvolvimento de chips.