O site "Will Robots Take My Job" em português "Robôs vão roubar meu emprego", realizou uma pesquisa para comprovar que futuramente muitas profissões correm o risco de serem extintas sendo substituídas pelos robôs.

A ferramenta está disponível em inglês e para usá-la basta você digitar a profissão desejada, feito isso, todas as atividades relacionadas serão mostradas e no momento em que você clicar em uma específica visualizará um relatório com o porcentual que está profissão tem de ser substituída pela automação.

Redator

Todas informações são baseadas no mercado americano e apresentam salário médio de cada profissão, crescimento para o futuro e número de pessoas empregadas naquela profissão no momento.

Dentista

A lista é formada por 702 profissões diferentes, como exemplos, temos dentistas com taxa de automação de 0,44%, redator com 5,5%, professores com 0,95%, taxistas com 89% e empregados domésticos com 69%. As profissões também são classificadas após análise como totalmente seguro, começe a se preocupar, os robôs estão assistindo.

Análise

A ferramenta foi criada com base em dados obtidos através de um estudo realizado por Carl Benedikt Frey e Michael Osborne em 2013, na Universidade de Oxford, nos Estados Unidos, chamado "O futuro do emprego: quão suscetíveis estão os empregos? ".

Uma técnica de aprendizagem de máquinas chamada Gaussian Classifier foi utilizada para realizar à coleta dos dados. A pesquisa revelou que no mercado dos EUA mais de 47% dos empregos atuais estão ameaçados podendo ser automatizados.

Coitados dos programadores
Coitados dos programadores

Se os programadores forem levar este número a sério...