A empresa de telecomunicações Viasat planeja lançar nesta quarta-feira (25) um satélite de internet com 1 terabit por segundo (Tbps), a maior capacidade do mundo. O ViaSat-3, como é chamado, é um conjunto de três satélites que levarão conexão para praticamente qualquer local do planeta.

O primeiro satélite vai cobrir as Américas e, de acordo com a empresa, começará a operar no Brasil no segundo semestre. No futuro, serão lançados um para cobrir Europa, Oriente Médio e África, e outro para a região Ásia-Pacífico.

Lançamento do satélite

Lançamento do ViaSat-3. Foto: divulgação
Lançamento do Viasat-3. Foto: divulgação

O lançamento está previsto para acontecer por volta das 20h30 (horário de Brasília) em uma base no Cabo Canaveral, na Flórida, e será realizado pela SpaceX, empresa do bilionário Elon Musk. O satélite será levado ao espaço pelo Falcon Heavy, nave da SpaceX que é usada desde 2018.

Capacidade de tráfego

ViaSat-3
Viasat-3

O destaque do lançamento é a impressionante capacidade de tráfego de cada um dos três satélites, que chega a 1 Tbps. Para efeito de comparação, vejamos a capacidade dos satélites anteriores da Viasat:

  • Viasat-3 (2023): 1 terabit por segundo (Tbps) por satélite
  • Viasat-2 (2017): aproximadamente 260 gigabits por segundo (Gbps)
  • Viasat-1 (2011): 140 gigabits por segundo (Gbps)

A Viasat pretende usar o novo satélite para aumentar sua capilaridade no país e atender locais com alta demanda, especialmente na área rural e nas regiões Norte e Centro-Oeste. O Viasat-3 vai permitir conexão com velocidade de download de até 100 megabits por segundo (Mbps).

Fonte: G1