O Google revelou que o Android 14 irá suportar conectividade via satélite. A informação foi relatada pelo site 9to5google, onde é dito que após o anúncio na semana passada da SpaceX e a T-Mobile dizendo irão trazer conectividade direta via satélite para smartphones, o Google comunicou que "apoiará nossos parceiros na habilitação de tudo isso".

O desenvolvimento do recurso de acesso à internet através da conexão direta com satélites está sendo gerenciado pelo Vice-Presidente Sênior de Plataformas e Ecossistemas do Google, Hiroshi Lockheimer. Ele relata como "foi um esforço fazer o 3G + Wifi funcionar" no primeiro celular Android em 2008. Sua equipe está trabalhando agora em sistemas de conexão com satélites, que deverão ser implementados no Android 14.

Conexão direta com satélites no Android 14: Como será o desempenho?

Acesso à internet via satélite será possível no Android 14, diz Google. Fonte: Samuel Contreras / Android Central
Acesso à internet via satélite será possível no Android 14, diz Google. Fonte: Samuel Contreras / Android Central

De acordo com Hiroshi, as "experiências do usuário para celular que podem se conectar a satélites" serão diferentes do 4G e 5G. Não haverá o mesmo desempenho em termos de velocidade, sinal e latência. Segundo o responsável pelas plataformas e ecossistemas do Google, será possível obter de "dois a quatro megabits de largura de banda por zona celular". Elon Musk, CEO da SpaceX, diz que a conectividade via satélite poderá suportar "de uma a duas mil chamadas de voz simultâneas ou centenas de milhares de mensagens de texto que podem ser enviadas dependendo da duração da mensagem de texto."

Lançamento e disponibilidade

O serviço de conectividade via satélite para celulares deverá ser disponibilizado para testes no final de 2023, quando o Android 14 será lançado. Atualmente tanto celulares Android quanto iPhones (iOS) tem a capacidade de suportar o recurso, mas os smartphones deverão se beneficiar do suporte adicional oferecido pelo sistema operacional.