Como funciona a internet via satélite?

Saiba como atua este tipo de conexão que é a solução para regiões mais afastadas e com pouca infraestrutura.

Por | @oficinadanet Internet

Estamos no século XXI e não há como negar que o acesso à internet deixou de ser uma exceção para se tornar uma necessidade de nosso cotidiano. Seja para se comunicar, se informar, estudar ou ter lazer, a rede mundial de computadores está aí e pode facilitar (e muito) todas estas tarefas.

Existem diversos tipos de conexão de internet, como via rádio, ADSL, 3G, 4G... O problema é que todas estas conexões necessitam de cabos ou linhas telefônicas para que os dados possam ser transferidos. Na contramão disto, nem todas as regiões possuem esta infraestrutura necessária. Seja por serem de difícil acesso ou ainda por serem pouco habitadas, as operadoras de telecomunicações não vêm lucro em investir e levar cabos até estas áreas.

Como funciona a internet via satélite?
Foto: Reprodução Internet

Nestes casos a solução pode estar na internet via satélite. Satélites de internet não usam linhas telefônicas ou sistemas de cabos, por isso são ideais para aquelas regiões onde os cabos não chegam. Na teoria este tipo de conexão pode chegar a qualquer parte do planeta. Porém, como este serviço necessita de alta tecnologia, tanto na casa do usuário, quanto no espaço, seu preço torna-se salgado em relação aos valores cobrados pelos outros tipos de conexão de rede.

Veja também:

O que é necessário para ter internet banda larga?

Já sabemos que para se ter internet via satélite não é preciso cabos, nem uma linha telefônica. Mas, o que é preciso então? Além de um satélite de internet, é claro, este tipo de conexão necessita de um aparelho na casa do usuário, para poder converter o sinal da internet em dados que o computador possa interpretar. Além disso, são necessários dois modems (um para enviar e outro para receber os dados) e uma mini antena parabólica.

E, como funciona?

O funcionamento da internet via satélite é parecido à ADSL comum.  Mas, ao invés dos dados passarem por um caminho cheio de cabos, eles são acessados de forma mais rápida, já que o satélite tem uma conexão direta com a antena que o usuário tem em casa.  A comunicação para transferência de dados ocorre do cliente para o satélite e deste para o servidor.

Como uma imagem vale mais que mil palavras, veja abaixo um infográfico que explica de forma bem clara o funcionamento da internet via satélite.

Como funciona a internet via satélite?
Imagem: Reprodução Internet

1 - Você acessa o site Oficina da Net.

2 - O modem 2 (que envia os dados) processa sua solicitação e manda a informação que você deseja acessar o site para a antena.

3 - A antena se encarrega de transmitir os dados para o satélite.

4 - O satélite recebe a requisição

5 - O satélite então se comunica com uma antena na Terra que irá retornar os dados que você solicitou.

6 - A antena Base envia os dados do site para o satélite que transmite a informação para a sua antena.

7 - O modem 1 (responsável por receber os dados) aceita estes dados e os transmite para o seu computador.

Tudo isto ocorre de forma muito rápida, mas, há algumas situações que podem interferir no bom desempenho da internet via satélite.

Problemas

Além do preço salgado, a internet via satélite tem outros motivos que a impedem de se popularizar e se tornar a escolha mesmo daquelas pessoas que teriam acesso a outros tipos de rede. Por exemplo, qualquer objeto que passar pela frente de sua antena irá prejudicar o desempenho da conexão. Além disso, em caso de mau tempo o serviço geralmente é afetado, com a redução do desempenho e até mesmo a interrupção do serviço. Mas, também vale ressaltar que a conexão com a internet pode apresentar problemas em qualquer tipo de serviço.

Instalação

Todos os equipamentos necessários para a instalação da internet via satélite, bem como a própria instalação, são fornecidos pelo provedor de internet contratado, claro, com valor incluso no plano. No geral, um técnico costuma levar de 3 a 4 horas para concluir o trabalho.

E você, o que acha da internet via satélite? Vale a pena investir neste serviço?

Mais sobre: Comofunciona?, internet, satélite
Share Tweet
DESTAQUESRecomendado
Mais compartilhados
Comentários