Estamos no século XXI e não há como negar que o acesso à internet deixou de ser uma exceção para se tornar uma necessidade de nosso cotidiano. Seja para se comunicar, se informar, estudar ou ter lazer, a rede mundial de computadores está aí e pode facilitar (e muito) todas estas tarefas.

Existem diversos tipos de conexão de internet, como via rádio, banda larga, fibra ótica, 4G, 5G... O problema é que todas estas conexões necessitam de cabos ou linhas telefônicas para que os dados possam ser transferidos. Na contramão disto, nem todas as regiões possuem esta infraestrutura necessária. Seja por serem de difícil acesso ou ainda por serem pouco habitadas, as operadoras de telecomunicações não vêm lucro em investir e levar cabos até estas áreas.

Nestes casos a solução pode estar na internet via satélite. Satélites de internet não usam linhas telefônicas ou sistemas de cabos, por isso são ideais para aquelas regiões onde os cabos não chegam. Na teoria este tipo de conexão pode chegar a qualquer parte do planeta. Porém, como este serviço necessita de alta tecnologia, tanto na casa do usuário, quanto no espaço, seu preço torna-se salgado em relação aos valores cobrados pelos outros tipos de conexão de rede.

O que é necessário para ter internet banda larga?

Já sabemos que para se ter internet via satélite não é preciso cabos, nem uma linha telefônica. Mas, o que é preciso então? Além de um satélite de internet, é claro, este tipo de conexão necessita de um aparelho na casa do usuário, para poder converter o sinal da internet em dados que o computador possa interpretar. Além disso, são necessários dois modems (um para enviar e outro para receber os dados) e uma mini antena parabólica.

E, como funciona a internet via satélite?

Como funciona a internet via satélite
Como funciona a internet via satélite

O funcionamento da internet via satélite é parecido à banda larga comum. Mas, ao invés dos dados passarem por um caminho cheio de cabos, eles são acessados de forma mais rápida, já que o satélite tem uma conexão direta com a antena que o usuário tem em casa.

A internet via satélite é uma tecnologia que permite acessar à internet a partir de qualquer lugar, mesmo em áreas remotas ou de difícil acesso à infraestrutura de telecomunicações. Ela funciona através da transmissão de sinais de rádio entre satélites em órbita da Terra e estações terrestres, conhecidas como gateways ou hubs de comunicação.

Para se conectar via satélite, é necessário ter um equipamento de recepção, conhecido como receptor de satélite, instalado em sua residência ou empresa. Este equipamento é composto por uma antena parabólica, que é responsável por captar os sinais enviados pelo satélite, e um modem, que é usado para estabelecer a conexão com a internet.

Como uma imagem vale mais que mil palavras, veja abaixo um infográfico que explica de forma bem clara o funcionamento da internet via satélite.

Funcionamento da internet via satélite
Funcionamento da internet via satélite
  1. Você acessa o site Oficina da Net.
  2. O modem 2 (que envia os dados) processa sua solicitação e manda a informação que você deseja acessar o site para a antena.
  3. A antena se encarrega de transmitir os dados para o satélite.
  4. O satélite recebe a requisição
  5. O satélite então se comunica com uma antena na Terra que irá retornar os dados que você solicitou.
  6. A antena Base envia os dados do site para o satélite que transmite a informação para a sua antena.
  7. O modem 1 (responsável por receber os dados) aceita estes dados e os transmite para o seu computador.

Tudo isto ocorre de forma muito rápida, mas, há algumas situações que podem interferir no bom desempenho da internet via satélite.

Problemas

Além do preço salgado, a internet via satélite tem outros motivos que a impedem de se popularizar e se tornar a escolha mesmo daquelas pessoas que teriam acesso a outros tipos de rede. Por exemplo, qualquer objeto que passar pela frente de sua antena irá prejudicar o desempenho da conexão. Além disso, em caso de mau tempo o serviço geralmente é afetado, com a redução do desempenho e até mesmo a interrupção do serviço. Mas, também vale ressaltar que a conexão com a internet pode apresentar problemas em qualquer tipo de serviço.

A velocidade de conexão à internet via satélite pode variar, dependendo do provedor de serviços e do plano contratado. No entanto, geralmente é menor do que a oferecida por outras tecnologias, como a fibra óptica ou o cabo. Isso é devido ao fato de que os sinais precisam viajar a longas distâncias, através do espaço, antes de chegar ao seu destino.

Instalação

Todos os equipamentos necessários para a instalação da internet via satélite, bem como a própria instalação, são fornecidos pelo provedor de internet contratado, claro, com valor incluso no plano. No geral, um técnico costuma levar de 3 a 4 horas para concluir o trabalho.

E você, o que acha da internet via satélite? Vale a pena investir neste serviço?