O Instagram decretou o fim de uma era! A rede social enviou um comunicado para os criadores de conteúdos alertando sobre o fim de umas das funções mais utilizadas na sua plataforma: o bendito "arrasta para cima". Mas calma, isso não quer dizer que o Instagram não vai permitir adicionar links nos Stories. A partir do dia 30 de agosto, para adicionar um link externo ao vídeo será necessário utilizar figurinhas especiais que poderão ser inseridas em vários locais da tela.

Fim do "arrasta para cima" no Instagram

Alguns criadores de conteúdos foram surpreendidos com o aviso nesta segunda-feira (23), o que foi confirmado mais tarde pelo portal The Verge. De acordo com a fonte, o Instagram realizou esta mudança com o objetivo de "agilizar a experiência de criação de Stories" e oferecer mais "controle criativo". Assim, para acessar um link externo, o usuário não precisará arrastar o dedo para cima, já que terão figurinhas especiais com esses links diretos espalhados pela tela.

O Instagram anunciou o fim do arrasta para cima. (Imagem: Reprodução/Sam Scheffer)
O Instagram anunciou o fim do "arrasta para cima". (Imagem: Reprodução/Sam Scheffer)

Já não é de hoje que ouvimos este recurso de inserir adesivos com links. Há algum tempo atrás, o recurso foi testado por um número limitado de usuários, o que pode ter apresentado um resultado positivo. Na teoria, nada muda. As figurinhas com links tem praticamente a mesma função do "arrasta para cima", o que pode servir de argumento para quem não gostou da ideia. Se você costuma utilizar aqueles gifs que indicam onde arrastar, sim, isso é um problema.

Apenas contas famosas ou verificadas

Antes do comunicado da plataforma, havia uma expectativa de que os adesivos fossem ser liberados para um número maior de usuários, já que a função de "arrasta para cima" só está disponível para contas que sejam verificadas ou que tenham mais de 10 mil seguidores no Instagram. De acordo com a empresa, esta regra ainda é válida.

O comunicado disse que o recurso "arrasta para cima" vai ser aposentado a partir do dia 30 deste mês, mas por enquanto, as figurinhas ou stickers especiais não foram liberados.

Fonte: The Verge