Há alguns anos o Facebook vem investindo pesadamente em recursos para seu aplicativo Messenger, além de ter começado a integrá-lo ao Instagram. Agora a empresa está trazendo a criptografia ponta a ponta (E2EE), capacidade que já está presente há um bom tempo no WhatsApp, outro app da companhia. Agora é possível realizar ligações de áudio ou videochamadas com criptografia de ponta a ponta.

Com as chamadas e chats utilizando criptografia de ponta a ponta, ninguém, além do usuário e a pessoa com quem está conversando, podem ver as informações que estão sendo enviadas. Entretanto, mesmo que essa tecnologia esteja implementada agora no Messenger, o Facebook diz que ainda é possível denunciar mensagens, caso o usuário ache necessário.

Outras novidades

Além da criptografia para ligações de áudio e vídeo no Messenger, também está sendo implementado as mensagens temporárias. Será possível ver a funcionalidade ao tocar na foto do seu perfil ao acessar um bate-papo. É possível acessar o recurso também no campo de escrita da mensagem (no ícone de relógio).

Com a opção de mensagens temporárias, será possível controlar quanto tempo as mensagens irão durar, variando entre cinco segundos e 24h. Infelizmente esse recurso ainda está em fase de testes e se encontra disponível para um pequeno grupo de usuários.

Lançamento e disponibilidade

O Facebook planeja começar a implementar a criptografia de ligações e videochamadas através de testes públicos nas próximas semanas. A empresa também pensa em realizar um teste de criptografia com as DMs do Instagram em breve.

O que achou da novidade? Gostou? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais!