Os apaixonados por culinária sabem bem: acompanhar perfis sobre gastronomia no Instagram pode ser quase um vício. Mas é daqueles hábitos legais, porque pode ajudar quando a criatividade está baixa ou quando você quer experimentar uma comida diferente. Os perfis de celebridades ou empresas que falam sobre gastronomia são ótimas fontes de dicas de receitas e para conhecer pratos novos - dos mais simples aos mais sofisticados.

Se você está entrando no mundo dos perfis culinários ou quer conhecer mais sobre o assunto, esta lista é perfeita. Separamos 10 perfis que são ótimos no tema gastronômico, desde aqueles que preparam receitas com ingredientes que se tem em casa até os mais refinados, que são mais conhecimento do que fáceis de preparar.

Entre os perfis que separamos há desde especialistas na área, que já se tornaram celebridades (com milhões de seguidores na rede social), até perfis mais amadores (ainda assim, bastante seguidos no Instagram). Alguns são focados em um tipo de comida ou receitas, como pratos fit e saudáveis, enquanto outros têm de tudo um pouco. Ficou curioso? Confere só!

10 perfis no Instagram para quem gosta de culinária

Já se prepara para ficar com água na boca por aí, porque as fotos desses perfis são maravilhosas! Olha só a lista e siga aqueles que mais te interessarem:

10 - Bom Gourmet - 74,4 mil seguidores

O Bom Gourmet é um espaço especial da área culinária do jornal Gazeta do Povo, do Paraná. O perfil reflete a variedade do site, que fala sobre os mais diferentes tipos de gastronomia, com receitas, curiosidades e a área de negócios do setor. No perfil do Instagram, há dicas de preparo de diversos alimentos e ingredientes, o passo a passo de algumas receitas e até coisas bem curiosas, como o uso de pano de cera de abelha e a origem do saquê. É informação aliada à muitas receitas interessantes!

9 - Receitas de Minuto - 214 mil seguidores

Como o nome já diz, este perfil é focado em receitas rápidas e práticas, especialmente para quem não curte ficar horas na cozinha. Os preparos são bem variados, desde doces especiais até um Beirute - passando por diversos outros tipos de receitas. Gi Souza é a responsável pelo perfil e canal no YouTube, que diz que os pratos são econômicos, para "te fazer sair do sofá e ir para cozinha". No Instagram, onde tem mais de 200 mil seguidores, ela compartilha várias fotos lindas e que dão muita vontade de reproduzir.

8 - Patrícia Goes - 250 mil seguidores

No @culinaria_lowcarb, a professora Patrícia Goes compartilha receitas e dicas low carb, que é um tipo de alimentação que restringe ou elimina totalmente o consumo de carboidratos. A dona do perfil é mineira, mas mora no Chile. Já produziu livro e realiza cursos da área, além de manter um canal no YouTube onde ensina diversas receitas. No Instagram, onde tem mas de 130 mil seguidores, compartilha várias fotos de dar água na boca. Ela ainda traz diversos conteúdos explicativos sobre a culinária low carb e os vários ingredientes usados nos preparos.

7 - Food Network Brasil - 253,2 mil seguidores

Com receitas completas e dicas práticas para a cozinha, este é o perfil oficial do canal Food Network no Brasil. Os preparos publicados no perfil são de dar água na boca e podem ajudar muito quando você está perdido para escolher a receita do dia. Ainda são publicadas várias dicas interessantes, desde a melhor forma de confeitar um cupcake até uma tabela de medidas bem útil para o dia a dia. São doces e salgados ótimos para dar um up na sua cozinha!

6 - Culinária Brasileira - 304 mil seguidores

O perfil tem os mais diferentes tipos de pratos, desde doces até churrasco. As receitas são muito práticas e com ingredientes super acessíveis. São vários os pratos ensinados no perfil, inclusive muitos que utilizam comidas típicas brasileiras. As diversas receitas e dicas especiais são acompanhadas pelos mais de 300 mil seguidores do perfil. E tem até passo a passo para prepara drinks por lá! Vale a pena conferir.

5 - Culinária em Casa - 406 mil seguidores

O perfil foca em receitas caseiras, mas muito variadas! São diversos doces, salgados e pratos completos preparados pela dona do perfil, Luciana Mirihad. O canal do YouTube vinculado ao perfil tem mais de 6 milhões de inscritos. São várias receitas práticas e bem acessíveis, fáceis de preparar em casa.

4 - Receitas de Pai - 1.7 milhão

O perfil do Diego Assalve é perfeito para os mais variados momentos: jantares especiais, receitas rápidas, doces, salgados, pratos elaborados e preparos simples de poucos ingredientes. São muitas receitas disponíveis para os milhares de seguidores - isso sem falar no YouTube, que tem mais de 8 milhões de inscritos. O perfil ainda tem muitas dicas práticas e didáticas, que ajudam na hora da dúvida e oferecem muita inspiração! Vale muito a pena conferir e seguir o perfil se você curte receitas acessíveis.

3 - Tastemade Brasil - 3.6 milhões de seguidores

A Tastemade é um dos maiores canais de culinária do Brasil, que oferece receitas práticas e sofisticadas, dicas bastante úteis e outros conteúdos, como reality show e programas de gastronomia. No Instagram, os preparos são bastante variados: tem doce, salgado, refeições completas e aperitivos. Por ser uma rede estrangeira de conteúdo culinário, a empresa ainda oferece materiais de outros países, além de clássicos muito curiosos, como a minicozinha (é incrível de assistir). Ainda há quadros engraçados e uma pitada de humor à gastronomia.

2 - Tasty Demais - 4.8 milhões de seguidores

O Tasty Demais é um dos maiores perfis culinários do Brasil - e não é para menos! São milhares de receitas publicadas, das mais variadas possíveis. Tem dicas práticas, pratos elaborados e muitas opções de preparo, para muitos eventos diferentes. Os vídeos publicados no Instagram (o mais seguido desta lista) são bastante explicativos e têm todo o passo a passo das receitas, então é só se jogar nas publicações!

1- Paola Carosella - 5.1 milhões de seguidores

Paola Florencia Carosella é uma chef de cozinha, empresária, escritora e youtuber. Ela ainda foi jurada do programa MasterChef, onde ganhou ainda mais destaque na área gastronômica. Natural da Argentina, de ascendência italiana, Paola foi naturalizada brasileira. É dona de um restaurante e de um café, e tem mais de 4 milhões de seguidores no Instagram, onde compartilha receitas e dicas especiais, além de outros conteúdos. Uma personalidade e tanto da culinária!