Durante muito tempo, O Instagram defendeu o título de "rede social para compartilhamentos de fotos". Mas no início deste mês, o chefão do Instagram, Adam Moseri, disse que a sua plataforma não se aplica mais a este propósito. Devido ao crescimento da criação de conteúdos em formato de vídeo, especialmente com a chegada do TikTok, a plataforma precisou adequar a realidade, e desta vez, anunciou uma expansão do tempo limite no formato dos Reels.

Instagram Reels agora permite vídeos de 60 segundos

O Instagram anunciou que a partir de agora, cada usuário poderá fazer upload de conteúdos com até 60 segundos de duração. Adequando-se a nova tendência da internet, a ideia é oferecer mais possibilidades para criação de materiais neste formato, principalmente para nichos que exigem mais tempo, como receitas e tutoriais.

O anúncio foi feito pelo perfil do Instagram no Twitter:

Para quem não lembra, o Reels só suportava vídeos de até 30 segundos, e agora segue os passos do TikTok que ampliou essa limitação para até três minutos. Embora ainda seja uma diferença muito significativa, esse aumento deve ganhar a atenção do público.

Como liberar os vídeos de 60 segundos no Reels?

Instagram Reels agora permite vídeos de até 60 segundos. (Imagem: Reprodução / Instagram)
Instagram Reels agora permite vídeos de até 60 segundos. (Imagem: Reprodução / Instagram)

Para acessar o recurso, é necessário que você vá até a área dos Reels e pressione o segundo ícone da tela, logo abaixo de "Áudio". Em "Duração", você pode alternar o tempo entre 15, 30 ou 60 segundos de vídeo. Caso a opção ainda não apareça para você, então é necessário que você aguarde a distribuição completa do Instagram que pode demorar algumas horas ou dias.

Concorrentes aderem a "TikTokzação"

A tendência que podemos chamar de "TikTokzação" tem inspirado os concorrentes a seguirem os passos da plataforma focada apenas em vídeos. O Instagram é a última grande rede social com formato de vídeos curtos a ampliar o tempo máximo, mas o YouTube Shorts e o Spotlight, do Snapchat, também já contam com conteúdos de até 60 segundos de duração.

Legendas automáticas

Além da ampliação no tempo, a atualização de hoje também deve adicionar um adesivo exclusivo para inserir legendas automáticas nos vídeos. O recurso foi testado inicialmente nos Stories, mas não havia informação sobre a sua chegada no formato Reels. A premissa da função de legendas é aumentar a acessibilidade na plataforma, permitindo a inclusão de usuários surdos ou com deficiência auditiva grave, mas também pode ser útil para quem usa o app sem som.

Por ora, as legendas estão disponíveis apenas em alguns países de língua inglesa, mas devem ser liberadas em outros idiomas em regiões no decorrer das semanas. Devido ao alto número de usuários, o Brasil deve ser um dos primeiros países contemplados com a novidade, mas ainda não há uma previsão para isso.

Fonte: TechCrunch