Recentemente foi anunciado pelo Instagram uma nova funcionalidade que permite aos usuários limitar conteúdos exibidos na aba "Explorar" (ícone de lupa) que sejam considerados sensíveis por eles. O Facebook deixa claro que essa novidade é baseada em suas Diretrizes de Recomendação, responsáveis por controlar o que será exibido na tela "Explorar".

De acordo com os desenvolvedores, o novo recurso de Controle de Conteúdo Sensível permitirá que as pessoas "vejam mais ou menos alguns tipos de conteúdo sensíveis que podem ser considerados perturbadores ou ofensivos". Os conteúdos serão classificados entre três níveis: "Permitir", "Limitar (padrão)" e "Limitar ainda mais".

Embora o Controle de Conteúdo Sensível de controle ao usuário sobre o que ele quer ver, postagens que violarem as regras do Facebook no Instagram serão removidas, independente do que for escolhido para ser exibido ou não na plataforma da rede social. De qualquer forma, a novidade estará disponível seguindo o seguinte caminho no app: Configurações > Conta > Controle de conteúdo confidencial.

Infelizmente ainda não se sabe detalhes sobre a eficiência da nova ferramenta. Segundo as imagens, parece que o usuário poderá ver menos daquele tipo de conteúdo ao invés de vetar de forma definitiva. Ou seja, pode ser que ainda exista uma chance de ver coisas indesejadas.

Lançamento e disponibilidade

Ao que parece, a novidade de controle de conteúdo descoberto no Instagram ainda não está disponível para todos os usuários. Entretanto, é provável que ao longo dos próximos dias, o recurso chegue para todos.

O que achou da nova ferramenta? Gostou? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais e marque o "Oficina da Net"!