Se você está procurando um emprego, saiba que ganhou um novo aliado nessa missão. Além dos já famosos sistemas de busca de empregos como Catho e LindedIn, o TikTok lançou uma plataforma para usuários se candidatarem a vagas de emprego de uma forma diferente. Ao invés de utilizarem um currículo no formato tradicional, os candidatos podem agora gravar vídeos curtos para se apresentarem às vagas oferecidas pelas empresas.

TikTok ajuda usuários a encontrarem emprego

A rede social criou um programa piloto batizado como TikTok Resumes, e já começou a ser implementado em um site na última quarta-feira, 7 de julho. Nesse sistema, os recrutadores podem publicar as ofertas de emprego, e os usuários, por sua vez, podem se inscrever enviando um vídeo com a hashtag #TikTokResumes.

"O TikTok Resumes está oficialmente aberto e aceitando currículos de vídeo do TikTok", disse o chefe global de marketing da rede social, Nick Tran.

Há apenas alguns dias no ar, 37 empresas já estão utilizando a plataforma para anunciar suas vagas de emprego, o que inclui o próprio TikTok. Por medida de segurança, existe um passo a passo para os candidatos que os alerta para não incluírem dados pessoais, como número de telefone e e-mail. Depois de receber o vídeo, as empresas entrarão em contato pelo perfil criado na plataforma.

@tiktok

Searching for your dream job? Try ##TikTokResumes to create a video resume that highlights your experience, career, and best work!

♬ original sound - TikTok

Por enquanto, o TikTok Resumes está na fase de testes, que deve se estender até 31 de julho, e por isso, ficará restrito a vagas oferecidas por empresas nos Estados Unidos. Ainda não sabemos se ao fim deste prazo, a plataforma estará disponível para empresas de outros países, o que inclui o Brasil.

Empresas no TikTok Resumes

Das 37 empresas dos EUA que já estão utilizando a nova plataforma do TikTok, podemos destacar a rede de restaurantes Chipotle, a marca de roupas Abercrombie & Fitch, a plataforma de comércio eletrônico Shopify e a varejista Target. O objetivo dessas companhias ao utilizar o TikTok Resumes é recrutar jovens com menos de 25 anos.

A Chipotle, por exemplo, espera conseguir recrutar pelo menos 15.000 funcionários. Em um comunicado divulgado na última quinta-feira (8), a empresa destacou a importância desta iniciativa.

"Devido a um mercado de trabalho apertado, Chipotle continua experimentando novos métodos para encontrar potenciais candidatos onde quer que estejam."

Fonte: The Verge