O TikTok é uma das redes sociais que mais crescem no mundo. O aplicativo tomou o mundo de surpresa, em plena pandemia. Desde o seu lançamento, ele foi baixado mais de 1,5 bilhão de vezes na App Store e Google Play. Atualmente, há mais de 800 milhões de usuários ativos por mês na plataforma.

Com o TikTok crescendo cada vez mais, especialmente no Brasil, muitas pessoas estão se perguntando se a plataforma pode dar dinheiro. Aos criadores de conteúdo do TikTok que querem ganhar dinheiro com seus vídeos, saiba que sim, rola grana.

Outras maneiras de ganhar dinheiro na internet:

Como ganhar dinheiro no TikTok

Assim como acontece com outras plataformas, como Instagram e YouTube, o TikTok pode ser monetizado. Embora o TikTok não tenha um sistema estabelecido de pagamentos com seus vídeos, ainda existem várias estratégias que você pode usar para fazer dinheiro na plataforma com seu conteúdo.

Como a rede social ainda é relativamente nova, ainda não há muita concorrência, o que facilita ainda mais as coisas. Se você está se perguntando como você pode ganhar dinheiro no TikTok, então você definitivamente tem que ler este artigo.

1. Desenvolvimento do perfil

Crie uma marca

Qualquer um que já tenha estudado um pouco de marketing sabe que você precisa de uma marca para começar qualquer negócio. Quem é você, e quem vai ser fã do seu produto (mercado-alvo)?

Para o TikTok isso significa que você deve ter uma ideia do tipo de vídeos que você vai postar, e ser consistente. Seus vídeos serão divertidos e engraçados? Ou você está procurando por algo mais romântico e etéreo? Como você quer que as pessoas (e empresas que procuram influenciadores) te vejam?

Configure seu perfil

Ao configurar seu perfil, as duas principais áreas para se concentrar são sua foto de perfil e sua bio. Estas são as primeiras coisas que um usuário verá ao decidir se deve segui-lo.

Sua biografia e foto de perfil devem causar uma boa primeira impressão. Se você sentir que uma imagem é muito pouco para isso, é possível fazer um vídeo de seis segundos e usá-lo no lugar da foto. Isso adicionará mais personalidade ao seu perfil.

Use uma conta Pro

O TikTok oferece a opção de uma conta pro para criadores e empresas. A conta de criadores é melhor para figuras públicas, artistas e influenciadores.

2. Identifique seu nicho

Faça um perfil exclusivo do TikTok

Por que as pessoas deveriam segui-lo? Que valor agregado você pode trazer? Algumas pessoas são boas em cantar, outras são boas em dançar, e outras usando seu senso de humor e criatividade podem criar conteúdo verdadeiramente original.

Você também pode se concentrar em dar conselhos ou apenas compartilhar sua vida diária em um novo formato. Você tem tudo o que precisa para ter sucesso, apenas tem que se concentrar em um tipo de conteúdo e apostar nele. É mais fácil ter sucesso se você está focado em um grupo de pessoas (nicho) do que tentar agradar a todos com um conteúdo muito diversificado.

Selecione seu nicho

É importante que você escolha um nicho de pessoas que você pretende atingir com seu conteúdo. De preferência escolha um nicho que te excite ou que você tenha experiência. Encontre o que você ama fazer, e crie conteúdo em torno disso. A única maneira de atrair um público e conseguir seguidores é criando um bo conteúdo.

Entenda seu público

Após escolher o nicho e antes de começar a criar vídeos para o TikTok, tente entender seu público. Para se tornar um influenciador, é importante que você crie conteúdo focado no seu público-alvo. Analise o conteúdo que mais recebe engajamento dos seus 'concorrentes'. Isso lhe dará uma ideia do tipo de vídeos que você pode criar e ter sucesso.

3. Criando conteúdo

Crie conteúdo consistente

Por um lado, é importante fazer upload de conteúdo regularmente. Você precisa postar regularmente e de forma consistente. Postar de 1 a 2 vídeos costuma ser o suficiente.

Por exemplo, você pode carregar algo especial ou conteúdo mais elaborado em um dia específico da semana, para que seus seguidores estejam esperando por ele, compartilhem ou criem alertas para ver seu vídeo.

Por outro lado, é importante que seus vídeos tenham uma estética ou padrão semelhante, pois isso definirá seu estilo.

Escolha as hashtags certas

Semelhante ao Instagram, o uso de hashtags no TikTok tornam seu conteúdo mais fácil de ser localizado pelo seu público. Certifique-se de que você está usando hashtags relevantes para seu nicho, e está misturando hashtags gerais, específicas e criativas para serem vistas.

Ficar por dentro das hashtags de tendência e como você pode participar das conversas também é uma ótima maneira de conseguir mais seguidores. Usar #finaldesemana, #fimdesemana e #fds também vale a pena usar se você está postando um vídeo sobre final de semana.

Post na hora certa

Postar no horário que o seu público está mais ativo é impressendível para maximizar o alcance. Felizmente, com uma Conta Pro você pode acessar o TikTok Analytics e acompanhar facilmente quando seu público está online. Mas você ainda precisará experimentar e testar quais tipos de vídeos bombam em determinados dias e horários, e a partir disso, construir um calendário de conteúdo.

4. Construindo seu público

A melhor maneira de obter seguidores é entender o que seu mercado-alvo quer ver e enviar conteúdo de qualidade.

Envolva seu público

Uma vez que você começa a construir seu público, é importante que você se envolva com ele. Interagir com seu público ajudará você a alcançar o status de influenciador mais rapidamente. Você pode engajar seu público fazendo perguntas ou respondendo aos seus comentários.

5. Colabore com outros influenciadores

Personalidades proeminentes no TikTok têm um amplo alcance, considerando que alguns tem mais de cem milhões de seguidores. Assim como o Instagram, a parceria com outros influenciadores do TikTok em seu nicho lhe dá mais acesso ao público do seu nicho, atingindo pessoas do perfil que você deseja e que ainda não te seguem. Certifique-se de que os influenciadores que você está considerando fazer parceria estão de acordo com a imagem da marca que você usa.

O TikTok Creator Marketplace é uma ferramenta poderosa para ajudá-lo a encontrar os outros criadores de conteúdo. O marketing de influenciadores no TikTok ainda está crescendo, tornando-se uma estratégia boa para ganhar mais seguidores.

Dica Bônus: Promova seu conteúdo

Se você já tem uma comunidade estabelecida em outras plataformas de rede social, como Instagram ou YouTube, ou se você tem um blog, você pode promover o conteúdo que você cria no TikTok nessas outras plataformas para atrair seguidores.

Se seus seguidores amam o que você faz em suas outras contas, eles também vão querer saber o que você está criando no TikTok, mesmo que seja um formato diferente.

Enquanto muitos estão ganhando dinheiro e desfrutando da fama através do TikTok - nem tudo são flores quando se trata desta enorme plataforma social. Com sede em Pequim, na China, o TikTok foi criticado por censura, privacidade e segurança infantil.

Independentemente disso, para quem quer ganhar a vida através do TikTok, prossiga como você faria com qualquer outro empreendimento - faça uma pesquisa de mercado e seja inteligente.