Se você está pensando em começar um podcast e quer saber como os podcasters ganham dinheiro, ou se já tem programa seu e quer saber como aumentar seus ganhos, saiba que existem muitas maneiras diferentes de monetizar um podcast no Spotify.

Algumas são boas para quem está começando, enquanto outras funcionam melhor quando você está mais estabelecido e tem um público. De qualquer maneira, você encontrará pelo menos uma maneira de ganhar dinheiro com podcast, não importa em que estágio você está.

Como os podcasts ganham dinheiro?

Como ganhar dinheiro criando podcasts no Spotify?
Spotify Podcast Ads

O Spotify Podcast Ads é uma ferramenta de marketing da plataforma voltada para que as pessoas possam monetizar seus podcasts, de uma maneira semelhante ao Google Adsense, utilizado por blogueiros, donos de sites e Youtubers. Com ele o produtor de conte'údo pode planejar, gerar relatórios e métricas do desempenho de seus anúncios.

Assim como no Google Adsense, os anúncios nos podcasts é automatizado e se baseia em informações como idade, sexo e dispositivo utilizado. Interessado em manter-se atualizado com os Spotify Podcast Ads? Entre em contato aqui.

Venda produtos

Uma das estratégias atualmente mais populares para ganhar dinheiro com seus podcasts é através da monetização indireta, que é quando você usa seu podcast como uma ferramenta para vender outras coisas. Seu podcast se torna o veículo para promover produtos e criar demanda entre seus ouvintes.

Se você já possui seus próprios produtos e serviços, certamente pode mencioná-los em seu podcast. Se você não possui produtos ou serviços seus, pode promover os produtos e serviços de outras pessoas como afiliado e ganhar uma comissão por isso.

Quando o seu podcast crescer e tiver um público grande o suficiente, você poderá receber renda na forma de patrocínios e menções de produtos. Realmente não há limite para o número de maneiras pelas quais você pode ganhar dinheiro com seu podcast.

Embora as três maneiras mencionadas acima sejam as formas mais comuns de ganhar dinheiro com um podcast, você é limitado apenas por sua própria imaginação e criatividade nas maneiras de ganhar dinheiro com seu podcast.

Vender patrocínios ou anúncios

O patrocínio é outra maneira bastante comum de gerar receita com um podcast. Também é um método bastante fácil, porque você não precisa criar nem vender nada. Você só precisa fazer um acordo com um patrocinador.

Você provavelmente já ouviu podcasters iniciarem seu programa ou interromperem algo como "Este episódio é patrocinado por [alguma empresa]", isso é um patrocínio.

Os patrocinadores pagam mais, dependendo de quantas pessoas ouvem seu programa. À medida que aumenta o número de pessoas que ouvem, sua receita também aumenta. Mas isso também significa que essa é uma maneira difícil de ganhar dinheiro se você não tiver muitos ouvintes.

Geralmente, você pode cobrar pelas menções de "pré-lançamento" e "meio do lançamento". No meio da fila (durante o episódio), pague mais. Promova o patrocinador nos dois pontos.

Financiamento coletivo e doações

Você pode pedir doações para ajudar você e seu podcast a se manterem no ar. Podcasts mais focados em entretenimento seriam uma boa opção para gerar receita dessa maneira.

Palestras

Muitos podcasters são abordados para fazer palestras para seu segmento. Faz sentido que, se alguém gosta do que você fala em seu podcast, provavelmente você se encaixa em palestras e eventos ao vivo (e é pago por isso).

Os seus cachês podem variar de algumas centenas de reais (ou apenas hotel e atendimento gratuitos) a milhares de reais.

Faça parceria com afiliados

Para a maioria dos podcasters, o marketing de afiliados é uma maneira mais fácil do que encontrar patrocinadores. Quando você faz parceria com um afiliado, concorda em ler um pequeno anúncio em seu programa, que promove um produto em troca de uma comissão da empresa em cada venda realizada.

A menos que você atenda a certos requisitos de tamanho de público-alvo, a maioria dos parceiros afiliados não paga podcasters iniciantes em dinheiro vivo e, em vez disso, lhes concede crédito de loja para seus produtos.

Saiba a hora certa de monetizar

Antes de querer ganhar dinheiro com o podcast, invista em conteúdos relevantes e no aumento da sua audiência. Isso porque você pode acabar demonstrando desespero aos possíveis patrocinadores quando você ainda tem poucos ouvintes.

Em vez disso, concentre-se em construir uma base sólida de fãs do seu programa, e também em conseguir parcerias com pessoas para ser entrevistadas. Isso sim vai fazer o seu podcast crescer, e quando ele for grande, é possível até mesmo que as próprias empresas o procurem para patrocinar seu podcast.

Combine estratégias

Como você pode ver, existem muitas maneiras diferentes de ganhar dinheiro com podcasts. Combinar algumas maneiras diferentes é uma abordagem popular, e você sempre pode alterar e ajustar seus métodos de monetização ao longo do tempo.

Não existe uma maneira "certa" de transformar seu podcast em dinheiro, mas existe uma maneira certa para você. Experimente e veja qual delas dará mais certo e lhe trará mais frutos.