Febre mundial, o TikTok já é um dos aplicativos mais utilizados pelos brasileiros, se popularizando ainda mais a partir do início do período de isolamento social, em razão da pandemia do novo coronavírus, ainda no início do ano passado. Com tempo de sobra e criatividade à solta, os brasileiros se jogaram nas dancinhas, coreografias e challenges (desafios, no bom e velho português).

E quem utiliza o aplicativo com frequência sabe: cada tipo de desafio ou dança tem as próprias músicas e/ou sons mais utilizados, que já podem identificar o tipo de gravação nos primeiros acordes. Afinal, só de ouvir o começo do áudio os usuários mais ligados do TikTok sabem o que vem pela frente - quem não conhece o toque que antecede o "Oh no"?

Quais são as músicas e sons mais usados no TikTok

Essa ali de cima é apenas uma das músicas bastante usadas pelos tiktokers (e está entre as 10 mais usadas - confere abaixo!). Nesta lista, separamos os mais famosos e mais utilizados sons, conforme o Top 10 elencado pelo próprio aplicativo no começo de julho de 2021. Confira!

10 - Into The Thick Of It!

Quem disse que desenhos animados não podem ser material de tiktoker, hein? No Top 10 das músicas mais usadas pelos brasileiros no aplicativo está "Into The Thick Of It", canção do desenho Os Backyardigans. A animação musical é de 2004 e a música que viralizou no Tik Tok é do segundo episódio da primeira temporada (no vídeo abaixo, é possível ver o episódio todo ou apenas a partir da música, do minuto 12 em diante). Na plataforma, o som já foi usado mais de 3,5 milhões de vezes, para os mais variados tipos de vídeos (de verdade, tem de tudo) - não infantis. A origem é um episódio sobre a floresta e o uso não tem nada a ver com isso. No Youtube, o episódio oficial já tem mais de 3 milhões de visualizações.

9 - Bills, Bills, Bills

Os jovens estão redescobrindo músicas antigas pelo Tik Tok: a canção da vez é Bills, Bills, Bills, de Destiny's Child. A música foi lançada há 22 anos (em 1999), mas está fazendo sucesso na plataforma entre os brasileiros. O trecho que começa com a tradução "Você pode pagar as minhas contas?" já foi usado mais de 1,1 milhão de vezes no Tik Tok, com uma dancinha e cenas de vários crushes dos tiktokers. No Youtube, o clipe oficial tem mais de 69 milhões de views.

8 - Bom dia

Com mais de 102 mil usos no Tik Tok, a música Bom Dia, de Negô Jha está fazendo sucesso na plataforma. A canção é lançamento de 2021 e tem clipe recém-lançado. O áudio original tem mais de 1,7 milhão de visualizações no YouTube. No Tik Tok, o som é usado em uma coreografia relacionada com trecho da música, com direito a muito rebolado.

Vídeo incorporado do YouTube

7 - Bipolar

E tem mais funk no top 10 do Tik Tok brasileiro! Bipolar, de MC Don Juan, MC Davi e MC Pedrinho, já foi usada mais de 3,9 milhões de vezes. Na plataforma, grande parte dos vídeos é da mesma coreografia, que já foi gravada por famosas como Larissa Manoela, Camilla de Lucas (em uma versão divertida, claro), Mari Maria, Isis Valverde e Jojo Todynho. No YouTube, o clipe da música já teve mais de 143 milhões de visualizações. Você já ouviu ou dançou o trecho que começa com "vai se tratar garota"?

Vídeo incorporado do YouTube

6 - Witch Familiar

Esse áudio está mais para som de fundo do que para música em si. O som é usado para muitos tipos de vídeo exatamente como uma "musiquinha" que toca ao fundo, dificilmente sendo o foco da gravação. Até por isso, não conseguimos encontrar uma origem determinada, além da música ter sido criada por um autor chamado "Dice". No Tik Tok, já foi usada mais de 61 mil vezes - e para conferir o som é só procurar por "Witch Familiar (Classical)".

5 - Classical Music

Chegou o momento clássico desta lista! Entre músicas eletrônicas, batidas e até funks, fica até estranho pensar que existe uma composição de Mozart entre os sons mais usados do TikTok. Mas tem! O nome original da canção é Eine kleine Nachtmusik e foi escrita em 1787, para um conjunto de câmara de Wolfgang Amadeus Mozart. O título original, em alemão, significa "uma pequena serenata", mas também é traduzido como "um pouco de música noturna". No TikTok, a música, intitulada apenas "Classical Music", é usada para os mais diversos vídeos, que geralmente nada tem a ver com música clássica em si, como para contar histórias e experiências. Apenas o áudio principal, de 1 minuto, já foi usado mais de 7,5 milhões de vezes pelos usuários da rede social. Você sabia que tinha tanta classe na plataforma?

Vídeo incorporado do YouTube

4 - Volta Rapariga

Também tem lugar para pisadinha no top 10 brasileiro do Tik Tok! A canção na lista é Volta Rapariga, de Vitinho Imperador. Para quem não sabe, a pisadinha, também conhecida como "piseiro", é uma vertente do forró. E é em clima de piada que a música é usada no Tik Tok: normalmente são versões de amigas sendo chamadas de volta em contextos diferentes e muita risada, é claro. Na plataforma, o áudio já foi usado mais de 132 mil vezes. No Youtube, a primeira versão publicada pelo artista tem mais de 13 milhões de visualizações.

Vídeo incorporado do YouTube

3 - Oh no

Apesar da letra explícita (segundo aviso no próprio Youtube), Oh No é conhecida no Tik Tok apenas pela parte instrumental da música de origem. A canção original foi lançada pelo grupo musical Kreepa em 2019, mas foi popularizada com o marcante "oh no" de fundo, difundindo-se pelo aplicativo de vídeos. Na plataforma, o áudio já foi utilizado por mais de 16,9 milhões de pessoas, especialmente para contar situações constrangedoras, bizarras ou engraçadas. O vídeo abaixo é só da parte instrumental da canção.

Vídeo incorporado do YouTube

2 - Não, não vou

E não é que tem piseiro de novo por aqui? Desta vez, é o piseiro sofrência de Mari Fernandez, com Não, não vou. A música está fazendo muito sucesso no Tik Tok - tanto que o clipe oficial da canção usa vídeos da própria plataforma (confere abaixo). O som já foi usado mais de 2,1 milhões de vezes no Tik Tok, com coreografia pra ninguém botar defeito, com direito à reboladinha e gestos não tão difíceis de reproduzir. O áudio já foi usado por famosos como Lexa e MC Guimé, Rafa Kalimann, Vovós Tiktokers e Celso Portiolli, entre outros. No YouTube, o clipe oficial já tem mais de 15 milhões de visualizações. Já dançou essa?

Vídeo incorporado do YouTube

1 - Beggin’

Em homenagem ao mês em que é comemorado o Dia Mundial do Rock (em 13 de julho), o top 1 das músicas mais usadas no Tik Tok brasileiro é justamente deste gênero clássico - e universal. A música é Beggin’, mas não na versão original (da banda Madcon), e sim no cover da banda italiana Måneskin. A canção foi relançada em 2017 pelo grupo, como parte do EP "Chosen", e vem fazendo muito sucesso. Na plataforma, já foi usada mais de 5,1 milhão de vezes. A canção inclusive fez a banda Måneskin aparecer no Top 3 da parada Billboard Global, neste dia 13 de julho. Dia de Rock, bebê!

Vídeo incorporado do YouTube

Qual desses áudios você já utilizou no TikTok? Qual é o seu preferido? Conta para a gente nos comentários!