O TikTok anunciou que irá remover a opção que permite desativar os anúncios personalizados, propagandas geradas a partir do histórico de navegação do usuário, de forma bem semelhante ao compartilhamento de cookies que encontramos no navegador, porém baseados nos vídeos que são assistidos e pesquisas realizadas dentro da rede social.

Mudanças na política de privacidade

A nova política de privacidade deve entrar em vigor nas próximas semanas e tornará obrigatória a experiência de anúncios personalizados de acordo com o conteúdo que é consumido pelo usuário. Aparentemente o aplicativo não utilizará dados de navegação em outros apps, informações que são coletadas por algumas redes sociais, como o Facebook.

A alteração entrará em vigor a partir do dia 15 de abril e será implementada tanto no Android quanto no iOS por meio de uma atualização disponibilizada através das lojas Google Play e App Store.

Aplicativo do TikTok. (Foto: Oficina da Net).
Aplicativo do TikTok. (Foto: Oficina da Net).

Apesar de parecer uma invasão de privacidade vale ressaltar que esse recurso de fornecer publicidade personalizada é amplamente utilizado pelos serviços do Facebook Inc. como o Instagram, que possui dentra da rede social a função de 'Reels', em que o usuário pode criar vídeos curtos e compartilhar com seus seguidores.

"[...] Continuaremos a ser transparentes sobre nossas práticas de privacidade de dados e ajudar os usuários a entender suas opções de privacidade em nossa central de segurança.", disse o TikTok.

Leia também:

A mudança provavelmente está relacionada ao lançamento do iOS 14 , atualização que exigirá que os desenvolvedores obtenham permissão dos usuários para rastrear seus dados em aplicativos para publicidade direcionada, caso contrário o aplicativo poderá ser removido permanentemente da App Store, assim como a Parler.

Fonte