A Parler é uma rede social que surgiu recentemente e se tornou popular por ser uma alternativa ao Facebook e Twitter, plataformas que possuem uma política rígida contra discurso de ódio e compartilhamento de notícias falsas. A rede é conhecida por abrigar usuários conservadores, incluindo aliados ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Suspensão indefinida

A rede social foi banida de diversas lojas de aplicativos após os ataques ao Capitólio, sede do Congresso Americano e que foi invadido durante o processo eleitoral entre a nomeação de Joe Biden, atual presidente dos Estados Unidos.

Provas coletadas pelas autoridades indicam que os apoiadores pró-Trump organizaram a invasão através do Parler, que diferentemente de outras plataformas, não possui uma políticas contra discurso e incitação ao ódio tão duras quanto no Facebook, Twitter ou Instagram.

Site da Parler. (Foto: Reprodução).
Site da Parler. (Foto: Reprodução).

Por esses motivos a Parler foi banida da Google Play, App Store e Amazon Web Services. A empresa entrou com uma ação contra a Google, Apple e Amazon solicitando o retorno do aplicativo, porém o pedido foi negado. Nesta semana a maçã negou novamente mais uma solicitação da Parler, que tenta a todo custo retornar à App Store.

De acordo com a Apple, a rede social conservadora "não atinge os requisítos mínimos estipulados pelas diretrizes da loja" e, por conta disso, continua banida por tempo indeterminado.

"até que recebamos uma atualização em conformidade com as Diretrizes de revisão da App Store e você tenha demonstrado sua capacidade de moderar e filtrar com eficácia o conteúdo perigoso e prejudicial em seu serviço", disse a Apple sobre a suspensão.

Leia também:

Parler de volta ao ar

O site da plataforma já está funcionando novamente, embora o link de redirecionamento para a App Store ainda não esteja funcionando. Diferentemente do Android, o iOS não permite que seus usuários instalem aplicativos fora da loja, por isso a Parler não tem como alcançar os clientes da Apple sem que a marca autorize a disponibilização do aplicativo na plataforma.

No Android é possível instalar um arquivo em .APK que está disponível através do site oficial da rede social, sendo preciso ter ativado a opção de 'fontes desconhecidas' nas configurações do dispositivo.

Fonte