Ontem, quinta-feira (11), o suporte oficial do Twitter informou que irá adicionar rótulos em contas oficiais do governo. No ano passado a rede social havia dito que não adicionaria esse tipo de recurso, porém a plataforma voltou atrás e revelou a chegada dos rótulos.

O que muda?

O recurso será implementado apenas em perfis oficiais do governo, incluindo de presidentes. A novidade é uma forma de diminuir a disseminação de notícias falsas na rede social. O Twitter disse que também atualizará o texto em seus rótulos para adicionar mais especificidade e aplicará rótulos adicionais em contas de mídia afiliadas ao Estado nos próximos meses. Veja:

Os rótulos estão sendo implementados de forma gradativa, por conta disso ainda não sabemos quando estarão disponíveis nas contas do governo brasileiro na plataforma. Alguns países receberão a novidade a partir da próxima quarta-feira (17), são eles: Canadá, Cuba, Equador, Egito, Alemanha, Honduras, Indonésia, Irã, Itália, Japão, Arábia Saudita, Sérvia, Espanha, Tailândia , Turquia e Emirados Árabes Unidos.

Leia também:

Mais segurança?

Portais de notícias internacioais questionaram a rede social se a mudança irá incluir novas camadas de proteção para às contas que possuirem rótulos governamentais, porém o Twitter não comentou sobre o assunto, embora usuários acreditem que novas medidas de proteção serão adicionadas.

Em julho, as contas de dezenas de empresas e pessoas influentes foram comprometidas durante uma invasão massiva que era parte de um esquema de promoção de bitcoin. Esse incidente revelou que a conta do ex-presidente Donald Trump (que foi banido permanentemente da rede social) utilizava camadas de proteção adicionais contra ataques.

Fonte: The Verge.