O Facebook anunciou que irá reduzir a aparição de conteúdo político no Feed de notícias dos usuários, com isso adotando uma nova abordagem para as fotos e vídeos que são compartilhados por páginas e perfis de políticos. A novidade será testada em três países: Canadá, Índia e Brasil, sendo implementada ainda nesta semana tanto na versão para navegador quanto no aplicativo, que está disponível para Android e iOS.

O recurso está em fase de testes e por isso não será disponibilizado para todos, logo, apenas um pequeno percentual dos usuários serão selecionados para fazerem parte do experimento.

O que muda?

A empresa enfatizou que essa mudança não afetará às publicações oficiais do governo, como postagens do Ministério da Saúde sobre o Coronavírus, por exemplo. A diretora de gerenciamento de produtos do Facebook, Aastha Gupta, informou que a empresa irá explorar maneiras de classificar o conteúdo político no Feed de notícias, permitindo que o usuário personalize o conteúdo político que será exibido em sua tela.

Em novembro de 2020 o Facebook revelou que postagens referentes a política ocupam um total de apenas 6% do que as pessoas veem na rede social, sendo a maior parte de personalidades conservadoras.

"É importante notar que não estamos removendo o conteúdo político do Facebook por completo, nosso objetivo é preservar a capacidade das pessoas de encontrar e interagir com conteúdo político no Facebook, respeitando às preferências de cada pessoa no topo de seu Feed de notícias.", disse a diretora de gerenciamento de produtos da plataforma.

Ela também ressalta que a empresa fará uma pesquisa com os usuários sobre sua experiência após ter seu conteúdo político reduzido.

Leia também:

Escândalo com a Cambridge Analytica

Em 2017 o Facebook sofreu uma intensa investigação pelos órgãos estadunidenses sob a acusação de ter interferido nas eleições do país utilizando a plataforma para direcionar os cidadãos americanos a votarem e determinado candidado. O relatórios indicam um complô do Facebook com a empresa britânica Cambridge Analytica para coletar informações dos usuários e com isso determinar o que seria exibido em seu Feed de notícias.

Há um documentário na Netflix que conta exatamente o que aconteceu nesse escândalo que afetou mais de 50 milhões de usuários. O documentário chama "Privacidade Hackeada" e é uma produção original do serviço de streaming. Para assistir CLIQUE AQUI.

Fonte: Engadget.