Se você fica incomodado toda vez que um site pede para você criar uma conta, é muito provável que você já tenha usado a conta do Google, Facebook ou Apple para logar. Afinal, é uma solução prática e rápida. Mas será que é seguro?

Essas grandes plataformas permitem que você verifique quais aplicativos e sites estão vinculados a eles, e a partir do conforto de seus menus de configurações, você pode decidir mantê-los ou revogar o acesso com um único clique.

Como um hábito de segurança saudável, muitas vezes você deve ter tempo para garantir que não haja sites suspeitos acessando suas informações.

O que acontece quando você faz login com o Google, Facebook ou Apple?

Quando você vai acessar um site que exige um login e você ainda não tem, há a possibilidade de criar uma conta. Isso normalmente exige que você crie (mais um) nome de usuário e fornecesse um endereço de e-mail para o qual eles podem enviar uma mensagem de confirmação - apenas para ter certeza de que você é uma pessoa real e não um bot. Além disso, você terá que criar (mais uma) senha.

Ao usar o Google, Facebook ou Apple para fazer login, você e o site pulam essa etapa. Em vez disso, você confia nesses serviços para atestar por você e gerenciar sua conta. Lembrando que esse site que você está fazendo login com a conta Google, Facebook ou Apple nunca recebe sua senha da rede social.

Entretant, quando você faz login com a conta Google, Facebook ou Apple, na maioria dos casos, o serviço que você está acessando terá acesso a alguns aspectos de sua conta. No mínimo, eles terão acesso ao seu perfil público do Facebook ou ao seu endereço de e-mail. Mas, em alguns casos, eles podem obter mais do que isso, como acesso à sua lista de contatos.

Então, fazer login com o Google, Facebook ou Apple é seguro?

Em muitos aspectos, sim. Na verdade, é muito mais seguro entrar em outros sites com o Google, Facebook ou Apple do que criar uma conta autônoma e senha. Eis o motivo:

1. É uma senha a menos para você decorar

A menos que você esteja usando um gerenciador de senhas, quanto mais senhas você criar - e você deve estar criando senhas exclusivas para cada site que você usa - mais provável é que sejam fracas.

Se um desses sites for hackeado, os hackers poderão juntar seus padrões para criar senhas. Pior ainda, se você não usou senhas exclusivas, agora elas basicamente têm a chave para todas as suas contas.

2. Você está confiando na segurança de empresas como Google, Facebook ou Apple

Muitos sites que você acessa e precisa logar provavelmente não têm recursos para investir em sua segurança no mesmo nível que os Facebook, Apple e Google.

3. Em caso de invasão hacker, não há perdas

Lembre-se, os sites que você acessa com a conta Google, Facebook e Apple não tem acesso a sua senha. Eles realmente não têm nada além de um token que lhes permite confirmar sua identidade. Se o site for hackeado, não há nenhuma conta real para que suas informações sejam vazadas.

4. Você pode revogar o acesso

Mesmo que o site que você acessou com a conta Facebook, Google ou Apple seja hackeado, ou você apenas não queira mais acessar este site, é possível simplesmente revogar seu token e remover seu acesso aos seus dados. Muito mais fácil do que a difícil tarefa de excluir uma conta já existente.

5. Você pode usar autenticação de dois fatores

Este é sem dúvida o ponto mais importante: não importa o quão forte uma senha você crie, ela ainda não é tão boa quanto adicionar um segundo método de verificar sua identidade. Na maioria dos casos, este pode ser um simples código baseado no tempo enviado ao seu telefone via SMS, ou através de um aplicativo de autenticação como o Authenticator da Microsoft ou o Google Authenticator, mas existem outros métodos.