O mundo está diante de uma possível queda do Twitter. Após a compra de Elon Musk, a rede social tem passado por dias muito complicados enquanto usuários se mostram revoltados com decisões erradas do empresário. O selo de verificado do Twitter Blue parece ter sido só o começo do período conturbado, e agora muitos acreditam que o fim está realmente próximo.

Com demissões em massa, escritórios fechados e credenciais suspensas, o Twitter encara um provável fim instantâneo. Com isso, os usuários já se perguntam para onde irão caso a rede social não consiga reverter a situação. Hoje, vamos falar sobre cinco boas alternativas ao Twitter.

Mastodon

O Mastodon é muito parecido com o Twitter
O Mastodon é muito parecido com o Twitter

O Mastodon tem aparecido como a melhor alternativa nesse momento, com diversos usuários do Twitter já realizando uma transição para a outra rede. E, de fato, essa é uma alternativa muito semelhante ao que as pessoas encontram na rede comprada por Elon Musk. No formato de um microblog, o Mastodon tem um funcionamento muito parecido com o do Twitter, apesar de entregar um sistema de comunidades e servidores.

As comunidades se dividem em assuntos específicos, e você precisa aceitar as regras de cada uma para solicitar uma entrada, porém, é importante lembrar que qualquer conta pode interagir, independente da comunidade em que está. No Mastodon, os usuários podem seguir outras pessoas, além de publicar textos com até 500 caracteres. No momento, é uma das alternativas mais próximas ao que você encontra na rede do passarinho.

Tumblr

Conhecida por muitos brasileiros há algum tempo, essa plataforma de blogs também permite que você siga outros perfis, compartilhe posts e realize diversas atividades semelhantes ao que temos no Twitter. Hoje em dia, o Tumblr pode não ser tão popular, mas é certamente uma boa opção para aqueles que buscam uma nova rede social interessante.

Algo que diferencia o Tumblr é sua personalização robusta, permitindo que os usuários criem um espaço totalmente próprio. Por exemplo, é possível alterar cores, fontes, cabeçalho e outros elementos, o que torna a rede muito mais ampla que o Twitter nesse quesito.

Koo

Koo é uma boa alternativa!
Koo é uma boa alternativa!

O Koo é outra alternativa que tem ganhado força entre os usuários do Twitter após as notícias de um provável fim. Famosa na Índia, a rede social já é utilizada há algum tempo por políticos e influenciadores do país, após o Twitter ter recusado um pedido do governo de suspender contas de jornalistas e ativistas.

As semelhanças são muitas e a rede pode ser bem familiar para os usuários do Twitter. No Koo, é possível criar textos com até 400 caracteres, seguir outros usuários e conferir as tendências do momento. Esse é praticamente um Twitter feito na Índia.

GETTR

A GETTR foi criada para ser uma rede social que oferece liberdade de expressão e pensamento, indo totalmente contra a censura. Por enquanto, por aqui no Brasil a rede ainda não se espalhou, mas surge também com uma provável alternativa ao Twitter devido a semelhança de maneira geral.

Os usuários da rede do passarinho perceberão que até mesmo os ícones são muito semelhantes, assim como o formato da GETTR se aproxima muito com o que vemos no Twitter.

Counter.Social

A Counter.Social é outra rede social que pode se beneficiar com o possível fim do Twitter, se tornando um bom refúgio para os usuários. Algo que pesa a favor da rede é o fato da mesma apresentar um conjunto rígido de regras contra trolls e fake news. As postagens, exibidas em ordem cronológica, mostram algo mais limpo e agradável devido às regras e ao funcionamento geral das coisas.

Também é importante dizer que a Counter.Social depende de doações já que não tem usuários comerciais e publicidade. Uma boa alternativa para quem busca uma nova "casa" na internet.