O fundador do Twitter, Jack Dorsey, está desenvolvendo uma nova rede social chamada Bluesky. A plataforma tem a proposta de ser totalmente descentralizada, operando em código aberto e adotando uma forte política de segurança de dados para garantir aos usuários que suas informações não serão compartilhadas.

Como a Bluesky está sendo construída

Bluesky
Bluesky

A equipe responsável pelo projeto vem testando um protocolo para torná-lo viável. "Isso requer coordenação de muitas partes uma vez que uma rede é implantada, então vamos começar em beta privado para resolver os problemas", explicou à empresa.

De acordo com Jack, a Bluesky terá ferramentas de segurança externas, além do próprio Authenticated Transfer Protocol (ATP), que deve unificar outras redes sociais, armazenadas em múltiplos servidores do mundo inteiro, em uma só linguagem.

A plataforma também pretende dar bastante liberdade de criação sobre esse protocolo. Por operar em código aberto, a rede social estará sujeita a aprovação da comunidade e deve passar por constantes melhorias, funcionando semelhante ao Android e projeto Chromium.

O executivo deixou claro que os dados dos usuários estarão livres de influência governamental e serão controlados por eles mesmos. A empresa não deve comercializar nenhuma informação para outras corporações e nem usá-las com propósitos financeiros.

Como surgiu a Bluesky

jack
Jack Dorsey

O projeto da Bluesky não é de hoje. Na verdade, a plataforma começou a ser desenvolvida em 2019 enquanto Jack Dorsey ainda dirigia o Twitter. O fundador da rede social revelou que "o objetivo maior e de longo prazo é construir um protocolo aberto e duradouro para conversas públicas, que não seja de propriedade de nenhuma organização, mas contribuído pelo maior número possível de usuários".

Ainda não há muitas informações sobre as possibilidades prometidas pela Bluesky, mas considerando que Jack é um grande apoiador da tecnologia de blockchain, é possível que a plataforma tenha uma estrutura baseada neste formato. Quem quiser se inscrever para testar essa nova rede social, basta acessar a página disponibilizada pela empresa para entrar na lista de espera.