Blockchain é a tecnologia inovadora de banco de dados que está no centro de quase todas as criptomoedas, incluindo o Bitcoin. Ao distribuir cópias idênticas de um banco de dados em toda uma rede, o blockchain torna muito difícil hackear ou enganar o sistema.

O Bitcoin é uma ideia concebida por uma pessoa misteriosa ou grupo de pessoas, conhecido como Satoshi Nakamoto. Ninguém conhece a verdadeira identidade de Nakamoto, mas sua visão foi apresentada em um artigo de 2009 chamado "Bitcoin: Um sistema ponto-a-ponto de dinheiro eletrônico"

O que é Blockchain

O blockchain é uma espécie de livro digital que armazena dados de qualquer tipo. Um blockchain pode registrar informações sobre transações de criptomoedas, propriedade da NFT ou contratos inteligentes DeFi.

Embora qualquer banco de dados convencional possa armazenar esse tipo de informação, o blockchain é único na forma de ser totalmente descentralizado. Em vez de serem mantidas em um único local, por um administrador centralizado — pense em uma planilha de Excel, por exemplo — muitas cópias idênticas de um banco de dados blockchain são mantidas em vários computadores, espalhados por uma rede e chamado de nós.

O que é Blockchain
O que é Blockchain

Leia tudo o que você precisa saber sobre BitCoin.

Como funciona o blockchain

O blockchain é frequentemente descrito como uma "cadeia" composta por "blocos" individuais de dados. À medida que novos dados são adicionados à rede, um novo "bloco" é criado e anexado à "cadeia". Isso envolve todos os nós, atualizando sua versão do blockchain para ser idêntico.

A forma como esses novos blocos são criados é a chave para que o blockchain seja considerado altamente seguro. A maioria dos nós deve verificar e confirmar a legitimidade dos novos dados antes que um novo bloco possa ser adicionado ao livro-razão.

Para uma criptomoeda, eles devem garantir que novas transações em um bloco não sejam fraudulentas, ou que as moedas não tenham sido gastas mais de uma vez. Isso é diferente de um banco de dados ou uma planilha, onde uma pessoa pode fazer alterações sem supervisão.

As transações são normalmente protegidas por criptografia, o que significa que os nós precisam resolver equações matemáticas complexas para processar uma transação.

Como recompensa pelo esforço na validação dos dados compartilhados, os nós são normalmente recompensados com amoeda nativa do blockchain — por exemplo, novos bitcoins na blockchain do bitcoin.

Existem blockchains públicos e privados. Em um blockchain público, qualquer pessoa pode participar, o que significa que pode ler, escrever ou auditar os dados sobre o blockchain. Notavelmente, é muito difícil alterar transações registradas em um blockchain público, pois nenhuma autoridade controla os nós.

Um blockchain privada, entretanto, é controlado por uma organização ou grupo. Só ele pode decidir quem é convidado para o sistema, mas ele tem autoridade para voltar e alterar o blockchain. Este processo de blockchain privado é mais semelhante a um sistema de armazenamento de dados interno, exceto espalhado por vários nós para aumentar a segurança.

Como o Blockchain é inviolável

Uma das vantagens do Blockchain é que ele não pode ser adulterado. Cada bloco que é adicionado à cadeia carrega uma referência criptográfica rígida ao bloco anterior.

Essa referência é parte do problema matemático que precisa ser resolvido para trazer o seguinte bloco para a rede e a cadeia. Parte da solução do quebra-cabeça envolve o cálculo do número aleatório chamado "nonce". O nonce, combinado com os outros dados, como o tamanho da transação, cria uma impressão digital chamada hash. Essa atividade é completamente criptografada, tornando a transação segura.

Cada hash é único e deve atender a determinadas condições criptográficas. Quando isso acontece, um bloco é concluído e adicionado à cadeia. Para adulterar isso, cada bloco anterior, dos quais existem mais de meio milhão, exigiria que os enigmas criptográficos fossem refinados, o que é impossível.

Vantagens do Blockchain

Maior precisão das transações

Como uma transação blockchain deve ser verificada por vários nós, isso tende a reduzir o erro. Se um nó tiver um erro no banco de dados, os outros veriam o que está diferente para detectar o erro.

Já em um banco de dados tradicional, se alguém comete um erro, pode ser mais provável que ele passe despercebido. Além disso, cada ativo é identificado individualmente e rastreado no livro blockchain, portanto não há chance de gastar o dobro.

Não há necessidade de intermediários

Usando o blockchain, duas partes em uma transação podem confirmar e completar algo sem trabalhar através de um terceiro. Isso economiza tempo, bem como o custo de pagar por um intermediário, como um banco.

Segurança Extra

Teoricamente, uma rede descentralizada, como o blockchain, torna quase impossível para alguém fazer transações fraudulentas. Para entrar em transações forjadas, eles precisariam hackear cada um dos nós e alterar cada livro-razão.

Transferências mais eficientes

Como as blockchains operam 24 horas por dia, 7 dias por semana, as pessoas podem fazer transferências financeiras e de ativos mais eficientes, especialmente trasações internacionais. Não há a necessidade de esperar dias para que um banco ou uma agência do governo confirmem tudo manualmente.

Desvantagens do Blockchain

Limite de transações por segundo

Dado que o blockchain depende de uma rede maior para aprovar transações, há um limite para a rapidez com que ela pode acontecer. Por exemplo, o Bitcoin só pode processar 4,6 transações por segundo contra 1.700 por segundo da Visa. Além disso, um número crescente de transações pode criar problemas de velocidade de rede. Até que isso melhore, a escalabilidade é um desafio.

Altos custos de energia

Ter todos os nós trabalhando para verificar transações requer significativamente mais eletricidade do que um único banco de dados ou planilha. Isso não só torna as transações baseadas em blockchain mais caras, mas também cria uma grande carga de carbono para o meio ambiente.