O que é Ripple?

Muitas pessoas confundem a diferença entre Ripple, RippleNet e XRP. Confira neste artigo, as diferenças entre eles, bem como o que é Ripple.

Imagem de WorldSpectrum por Pixabay
Imagem de WorldSpectrum por Pixabay

Ripple é uma plataforma usada para a transferência de moedas (RippleNet) e uma moeda digital (ripple XRP). A plataforma em si é um protocolo de código aberto, projetado para permitir transações rápidas e baratas entre duas partes. Qualquer tipo de moeda pode ser trocado na plataforma, desde moedas fiduciárias, como libras esterlinas, a criptomoedas e milhas aéreas.

O que é Ripple?

Ripple é o nome da empresa e da rede por trás da criptomoeda XRP. A empresa foi fundada como uma rede de confiança que alavancou a mídia social. Os usuários de uma rede poderiam contornar os bancos, fazer empréstimos e abrir linhas de crédito entre si. Mas a rede não decolou.

Em 2012, três anos após o Bitcoin inaugurar a era da criptomoeda, Ripple mudou de rumo e se tornou OpenCoin 1 - uma rede para transferências de dinheiro onde grandes empresas e firmas de serviços financeiros atuavam como contrapartes nas transações.

O XRP, sua criptomoeda, foi lançado no mesmo ano e os fundadores, que o codificaram, doaram 80 bilhões de XRP como corpus inicial. O objetivo do XRP era servir como um mecanismo intermediário de troca entre duas moedas ou redes. OpenCoin tornou-se Ripple Labs em setembro de 2013.

Em seu site, a Ripple se descreve como uma rede global de pagamentos e conta com os principais bancos e serviços financeiros entre seus clientes. O XRP é usado para facilitar a conversão rápida entre diferentes moedas.

Dessa forma, Ripple é uma plataforma e uma moeda. É um protocolo de código aberto projetado para possilibitar transações rápidas e baratas.A plataforma tem sua própria moeda (XRP), mas também permite que todos possam usar a plataforma para criar sua própria moeda via RippleNet.

O que é RippleNet?

RippleNet vem a ser uma rede de provedores de pagamentos institucionais, tais como bancos e empresas de serviços financeiros, que fazem uso de soluções criadas pela Ripple para dar uma experiência única para enviar dinheiro globalmente.

Vejamos o exempo: O Sr. Jones mora em Nova York e tem uma caixa de chocolate que não gosta. Ele está muito interessado em assistir a um jogo de beisebol, mas não tem ingresso. Já Sra. Smith mora em Los Angeles e tem um selo raro que gostaria de dar por uma caixa de chocolate. Por último, temos o Sr. Brown, que mora no Alasca e está procurando muito por um selo raro, e ele um ingresso para um jogo de beisebol em Nova York.

Em nosso sistema atual, essas pessoas certamente nunca se encontrariam e ficariam com seus objetos "não valiosos". Mas no mundo Ripple eles poderiam dizer: "Ei, eu tenho chocolate, eu quero beisebol" e o sistema procurará uma combinação mais curta e mais barata para fazer isso acontecer.

Além disso, a plataforma permite fazer pagamentos em qualquer moeda incluindo Bitcoin e ter uma comissão interna de transação mínima de US$ 0,00001. Sim, essa é a quantidade certa de zeros. A única razão pela qual ele não é gratuito é para evitar ataques DDos.

O que é XRP

XRP é a criptomoeda nativa para produtos desenvolvidos pela Ripple Labs. Seus produtos são usados para fazer pagamentos, troca de ativos e sistemas de remessa que funcionam mais como o SWIFT , um serviço de transferência internacional de dinheiro e títulos utilizado por uma rede de bancos e intermediários financeiros. O XRP é pré-minerado e usa um método menos complicado de mineração em comparação com o Bitcoin.

Quem são os fundadores da Ripple Labs

Jed McCaleb é um conhecido programador e empresário. Ele foi cofundador de várias criptomoedas, incluindo Ripple, Stellar, eDonkey, Overnet, bem como uma bolsa de criptomoedas Mt. Gox, que em seu auge estava lidando com mais de 70% de todas as transações de Bitcoin em todo o mundo.

Chris Larsen é um investidor, executivo de negócios e ativista da privacidade, eleito a pessoa mais rica em criptomoedas. Ele é conhecido por co-fundar várias startups no campo de serviços financeiros online, começando com um credor hipotecário online E-loan em 1996.

Para que é usado o Ripple

  1. Câmbio de baixa comissão. Existem muitas moedas que não podem ser convertidas diretamente entre si. Dessa forma, os bancos precisam usar o dólar americano como mediador. Portanto, há uma dupla missão: converter a moeda A em USD e USD em moeda B. Ripple também é um mediador, mas muito mais barato do que USD.

  2. Transações internacionais rápidas. O tempo médio de transação é de 4 segundos. No Bitcoin, as transações levam em média uma hora, enquanto outros bancos podem levar até alguns dias.
  3. Ecossistema de pagamentos. O usuário pode emitir sua própria moeda para transações rápidas e baratas. Por exemplo, pode-se criar uma moeda para comprar e ver vinis antigos ou bonecos de ação entre os colecionadores.

Quais bancos suportam Ripple

  • Santander
  • Eixo do Banco
  • Sim Banco
  • Westpac
  • Crédito da União
  • NBAD
  • UBS

O Ripple é um bom investimento?

Aviso: não existe investimento 100% seguro e cada decisão tem seus riscos. Em qualquer caso, cabe a você decidir. No entanto, abaixo estão alguns prós e contras para ajudá-lo.

Prós:

  1. Ripple é uma organização oficial com a confiança de muitos bancos - não é outra startup Blockchain de uma empresa sem nome.
  2. Sem inflação.
  3. Quanto mais os bancos o usarem como plataforma de transação, maior será o valor do XRP.

Contras:

  1. É altamente centralizado. A ideia da criptomoeda é evitar o controle centralizado. Como os tokens já foram extraídos, os desenvolvedores do Ripple podem decidir quando e quanto liberar ou não. Então, é basicamente como investir em um banco.
  2. Além da centralização, hoje é praticamente um monopólio, já que a Ripple Labs detém 61% das moedas.
  3. É open source - muito inteligente, mas mesmo assim, uma vez que o código esteja acessível, há uma boa chance de muitas pessoas tentarem hackeá-lo.

Bitcoin x XRP

As principais diferenças entre Bitcoin e XRP são as seguintes:

Ambos têm métodos diferentes para validar transações

Ao invés de usar o conceito de mineração blockchain, a rede Ripple usa um mecanismo de consenso exclusivo para validar transações, nas quais os nós participantes verificam a autenticidade de uma transação conduzindo uma pesquisa. Isso permite confirmações quase instantâneas sem uma autoridade central.

O resultado final é que o XRP permanece descentralizado e é mais rápido e confiável do que muitos de seus concorrentes. Isso também significa que o sistema de consenso XRP consome quantidades insignificantes de energia em comparação com o Bitcoin, que é considerado um consumidor de energia.

XRP é mais barato e mais rápido que Bitcoin

Devido à natureza complicada e intensiva da mineração usada na criptomoeda, as confirmações de transações de Bitcoin podem levar muitos minutos e estão associadas a altos custos de transação. As transações XRP são confirmadas em segundos e geralmente ocorrem a custos muito baixos.

XRP tem mais moedas no mercado

Cerca de 1 bilhão de XRP foram pré-minerados no lançamento e foram lançados gradualmente no mercado por seus principais investidores. Em contraste, o fornecimento de Bitcoins é limitado a 21 milhões, o que significa que haverá apenas 21 milhões de Bitcoins existentes.

Veja também:

Review Notebook ASUS Zenbook 14 UX435: Duas telas, bateria top e muito bonito

O Zenbook 14 versão UX435E, acabou de ser lançado e, sim, a ASUS já nos enviou. Testei ele pelas últimas semanas trabalhando diretamente, minha vontade de mostrar essa segunda tela era tanta, mas não podia. Olha só que animal, o touchpad vira uma tela secundária, totalmente personalizável e útil. Vem ver o que o Zenbook 14 de 2021 tem para te oferecer, o que ele traz de novidades e claro, se vale a pena pagar o preço.

Conteúdo relacionado

Criptomoeda Chia pode fazer com que HDDs e SSDs fiquem em falta no mercado
Hardware

Criptomoeda Chia pode fazer com que HDDs e SSDs fiquem em falta no mercado

Nova criptomoeda chinesa, Chia, pode fazer com que HDDs e SSDs fiquem em falta no mundo devido a sua mineração. Entenda o porquê!

Melhores aplicativos gratuitos para gerir suas finanças pessoais
Aplicativos

Melhores aplicativos gratuitos para gerir suas finanças pessoais

Vários aplicativos gratuitos permitem que os usuários gerenciem suas finanças e tenham um maior controle sobre os gastos de forma totalmente gratuita. Veja os melhores!

Super Follow: recurso permite monetizar sua conta no Twitter e ganhar dinheiro
Redes sociais

Super Follow: recurso permite monetizar sua conta no Twitter e ganhar dinheiro

O Twitter anunciou a chegada de uma novidade na rede social, o modo de "Super Follow", em que será possível monetizar sua conta na rede social.

O que é Dogecoin?
Bancos Digitais

O que é Dogecoin?

Você já ouviu falar em Dogecoin? Atualmente, essa criptomoeda é a quinta maior em valor no mercado. Conheça aqui, o que é Dogecoin, bem como compreenda a diferença entre ela e um bitcoin.

Cartão de crédito digital em 2021? Conheça as 5 melhores opções
Bancos Digitais

Cartão de crédito digital em 2021? Conheça as 5 melhores opções

A crise econômica do COVID-19 deixou muitos brasileiros com problemas financeiros. Conheça as 5 melhores opções de cartão de crédito digital para começar este ano de 2021 com tudo.

Os melhores bancos digitais para abrir conta em 2021
Bancos Digitais

Os melhores bancos digitais para abrir conta em 2021

Os bancos digitais se tornaram uma alternativa para os usuários que buscam fugir da burocracia e altas taxas das instituições tradicionais. Veja os melhores!